Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos
 Introdução
A Demanda de Água
 A Gestão da Demanda de Água
 A Disponibilidade de Água
 Uso e Alocação de Água
 Registo & Alocação
 Caudais Ecológicos
 Mudança Climática e o Uso da Água
Conservação e Reutilização
 Conservação de Água
 Reúso de Água
 Exemplos
 Recolha de Água
Infra-estruturas de Água
O Valor da Água
Monitorização dos Recursos
Investigação e Desenvolvimento
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Conservação e Reutilização da Água  

A Conservação da Água implica a minimização da perda de água, o cuidado e a protecção dos recursos hídricos e o uso eficiente e eficaz de água. O conceito geralmente concentra-se na eficiência dos processos e acções associados à utilização dos recursos hídricos.

A Reutilização da Água é uma forma de conservação, pois a água reutilizada substitui a água doce fornecida por outras fontes. Praticamente toda a água proveniente de uma torneira de uma habitação pode ser utilizada, pelo menos, duas vezes. A água de uma das utilizações como, por exemplo, do banho, pode ser adequada para outro fim como, por exemplo, para regar jardins. A reutilização da água é não só uma fonte alternativa de água mas também reduz as necessidades de tratamento de águas residuais, reduzindo ao mínimo a descarga de efluentes. Além disso, a reutilização da água por grandes utilizadores – por exemplo, pela agricultura – faz com que haja mais recursos hídricos para outros sectores. Se for bem feita, a reutilização da água tem o potencial de ocasionar benefícios ecológicos, económicos e financeiros significativos.

A recolha de água da chuva permite o seu armazenamento para uso posterior.
Fonte: Kruchem 2008
( clique para ampliar )

Os países na bacia têm abastecimentos de água limitados e prevêem uma demanda de água crescente como resultado da variação e alteração climática, crescimento da população e desenvolvimento industrial. Por isso, é muito importante que todos os sectores de uso de água optimizem o uso de água para garantir que as necessidades básicas humanas e as necessidades do ambiente são cumpridas, agora e no futuro. A implementação dos princípios de conservação de água é essencial.

Os objectivos de conservação de água incluem:

  • Sustentabilidade - Para garantir a sustentabilidade para gerações futuras, através do uso sustentável de água.
  • Conservação de energia - A bombagem de água, distribuição e instalações de tratamento de águas residuais usam quantidades de energia significativas.
  • Conservação do habitat - Minimizar o uso de água ajuda a preservar ecossistemas de água doce bem como a reduzir a necessidade de construir barragens e outra infra-estrutura de desvio de água.

O Protocolo da SADC sobre Cursos de Água Partilhados requer que todos os estados da bacia adoptem Planos Integrados de Gestão de Recursos Hídricos(GIRH) para abordar o uso e conservação de recursos hídricos. Isto é discutido em mais detalhe no tema Governação.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica