Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos
 Introdução
A Demanda de Água
 A Gestão da Demanda de Água
GDA ao Nível da Bacia
 Políticas e Estratégias
 Mudança Climática e Adaptação
 A Disponibilidade de Água
 Uso e Alocação de Água
 Registo & Alocação
 Caudais Ecológicos
 Mudança Climática e o Uso da Água
 Conservação e Reutilização
Infra-estruturas de Água
O Valor da Água
Monitorização dos Recursos
Investigação e Desenvolvimento
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

A Gestão da Demanda de Água ao Nível das Bacias  

Os seguintes são exemplos de projectos, instituições e parcerias existentes para gerir a demanda de água ao nível das bacias hidrográficas.

Gestão de Água para as Cidades Africanas

As Nações Unidas reconheceram que muitas cidades africanas precisam urgentemente de desenvolver e implementar estratégias eficazes de conservação da água / gestão da demanda de água para utilizarem eficazmente os recursos hídricos limitados. Foi lançado pelos Programas das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e para o Meio Ambiente (PNUMA) um projecto conjunto que promove políticas e programas de gestão integrada de água urbana para várias cidades africanas. O projecto tem como prioridade o desenvolvimento e implementação de programas e medidas da gestão da demanda de água até 2015 (Sandstrom e Singh 2004).

Camião-cisterna no Baixo Kunene, Angola.
Fonte: AHT GROUP AG 2009
( clique para ampliar )

Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC)

A SADC e os seus Estados-Membros adoptaram a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (GIRH) como uma abordagem regional à gestão da água. O Protocolo Revisto sobre Cursos de Água Partilhados na SADC é inteiramente baseado na abordagem da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e é uma boa plataforma a partir da qual se pode implementar a Gestão da Demanda de Água. O Protocolo estabelece muitas metas e objectivos incluindo a facilitação de acordos sobre cursos de água partilhados através de comissões de bacias hidrográficas e a harmonização de políticas e legislações. O Protocolo Revisto servirá igualmente para permitir a troca de informação e partilha de avanços tecnológicos (Sandstrom e Singh 2004).

Parceria Global da Água (GWP)

A Parceria Globial da Água (Global Water Partnership - GWP) tem a visão de um mundo em que se consegue a segurança hídrica global. A sua missão é de apoiar o desenvolvimento sustentável e a gestão dos recursos hídricos a todos os níveis.

A Parceria Global da Água para a África Austral pretende promover a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na África Austral através da troca de informação e experiências. A Parceria Global da Água é uma rede mundial de parceiros que desenvolve e implementa programas para colmatar lacunas no conhecimento (PMA-AA 2010). Para obter mais informação sobre a GWP visita o seu portal na internet: www.gwp.org.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica