Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos
 Introdução
A Demanda de Água
 A Gestão da Demanda de Água
 A Disponibilidade de Água
 Uso e Alocação de Água
 Uso Doméstico
 Agricultura
Mineração e Indústrias
 Recreio e Turismo
 Produção de Energia Hidroeléctrica
 Registo & Alocação
 Caudais Ecológicos
 Mudança Climática e o Uso da Água
 Conservação e Reutilização
Infra-estruturas de Água
O Valor da Água
Monitorização dos Recursos
Investigação e Desenvolvimento
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Mineração e Indústrias  

As actividades mineiras e industriais utilizam relativamente poucos recursos hídricos em cada um dos países da bacia, segundo os Indicadores de Desenvolvimento Mundial (World Bank 2010). A exploração mineira representa cerca de 5 % (16 milhões de m³ em 2008) da demanda de água na Namíbia (IWRM Plan Joint Venture Namibia), dos quais 7,5 milhões de m³ provêm de recursos hídricos de superfície. Angola precisa para todo o seu território de 60 milhões de m³ por ano (17 % da demanda nacional de água).

Embora a exploração mineira seja a indústria com maiores necessidades de água, tem também um impacto ambiental sobre os recursos hídricos. Os produtos de base explorados nas minas junto do rio Kunene incluem, predominantemente, ferro, sal, mármore, granito e sodalite. Tubos de kimberlito com diamantes encontram-se em grupos à volta do Huambo na parte norte da bacia mas a sua exploração exige investimentos consideráveis. No mapa em baixo dá-se uma perspectiva visual das minas na bacia hidrográfica.

Namíbia

A economia da Namíbia depende muito da extracção e transformação de minerais para exportação. Em 2007, o sector mineiro gerou 12,4 % do PIB da Namíbia. Depósitos ricos de diamantes em aluviões fazem da Namíbia uma fonte primária de diamantes de qualidade de gema. A Namíbia é o quarto maior exportador de minerais não utilizados para combustíveis e o quinto maior produtor de urânio. Produz ainda grandes quantidades de chumbo, zinco, estanho, prata e tungsténio. O sector mineiro emprega cerca de 3 % da população.

A indústria mineira não é, actualmente, uma utilizadora significativa de água. Uma das razões para que isto aconteça é a de que a extracção de diamantes tem passado cada vez mais para locais de exploração “offshore”(ao largo), o que resulta no uso extenso de água do mar em vez de água doce no processo de produção. Minas como, por exemplo, a Rössing Uranium Mine também deram passos importantes na gestão da demanda da água e na reutilização de água do processo (IWRM Plan Joint Venture Namibia 2010).

A demanda de água para as actividades mineiras na unidade de planeamento “Kunene water basin”, definida pelo IWRM Plan Joint Venture Namibia 2010 e incluindo as bacias hidrográficas dos rios Kunene na Namíbia, Khumib, Hoarusib e Hoanib, está calculada apenas em 3 200 m³ em 2008, sendo cerca de 2 700 m³ fornecidos a partir de recursos subterrâneos.

Distribuição de minas na bacia do rio Kunene.
Fonte: AHT GROUP AG 2010
( clique para ampliar )

Exploração Mineira na Região de Kunene na Namíbia

A “Região de Kunene” (uma das 13 subdivisões administrativas da Namíbia) é, em geral, rica em formações rochosas mineralizadas. Há alguma exploração mineira de pequena escala mas não há ainda operações de grande escala na zona. Há extracção em pequena escala, com valorização e comercialização de rochas de cristais no mercado turístico local. Foi concedida uma concessão de exploração a uma empresa de exploração e desenvolvimento de gás e petróleo para investigar as possibilidades de existência de petróleo com valor comercial. Além disso, há ainda a possibilidade de extracção de sal bem como de exploração de diamantes em terra e ao largo junto da faixa costeira da região. Estão registadas muitas concessões e pedidos para exploração de pequena escala mas muitas continuam inexploradas. [...]

Fonte: DLIST Benguela

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica