Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos
 Introdução
A Demanda de Água
Infra-estruturas de Água
 Barragens e Infra-Estruturas
 Sistema Integrado
Infrastructure for hydropower in Angola
 Infra-estruturas para o Abastecimento de Água
 Segurança Hídrica
 Armazenamento de Água
 Sistemas de Transferência
 Serviços de Águas Subterrâneas
 Infra-estruturas de Irrigação
 Operação e Manutenção das Infra-estruturas
 Reabilitação e Futuro Desenvolvimento
 Águas Residuais
O Valor da Água
Monitorização dos Recursos
Investigação e Desenvolvimento
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Infrastructure for hydropower in Angola  

Infra-estruturas para a Produção de Energia Hidroeléctrica em Angola

Além da geração de energia hidroeléctrica na barragem do Gove e no açude do Calueque (ver Reabilitação e Expansão das Infra-estruturas Existentes) há mais infra-estruturas de geração de energia hidroeléctrica ao longo do rio Kunene e estão outras planeadas para o futuro.

O Açude da Matala

Actualmente é gerada energia hidroeléctrica na Matala. O açude da Matala está situado a cerca de 225 km a jusante da barragem do Gove na confluência do rio Que e do Kunene, na extremidade do Alto Kunene. A barragem foi a primeira grande estrutura a ser concluída na bacia em 1954, tendo sido sujeita a obras de renovação em 2001 e há mais obras a serem realizadas em 2010. Tem uma capacidade de armazenamento de 60 milhões de m³ e uma área média de superfície de 41 km². O complexo da Matala consiste num açude de mais de 700 m de comprimento com comportas móveis, uma entrada para os geradores, um escoadouro e equipamento electromecânico, dispositivos e linhas de transmissão de energia. As funções do açude da Matala são:

  • Produzir energia hidroeléctrica;
  • Armazenar água para abastecimento de água para uso doméstico e para desenvolvimento local; e
  • Fornecer água para irrigação de até 10 000 ha de terrenos, necessitando actualmente de reabilitação.
Água a passar pelas comportas do açude da Matala.
Fonte: Vogel 2010
( clique para ampliar )

A central hidroeléctrica na Matala é a principal fonte de energia eléctrica no sudoeste de Angola. Fornece electricidade às cidades do Lubango, Namibe e Tombwa, tendo uma capacidade planeada inicialmente para gerar 30 MW. Esta capacidade nunca foi atingida, mas as obras a realizar na central em 2010 destinam-se a garantir uma capacidade de produção de 40 MW.

Existem também planos para aumentar a produção de energia hidroeléctrica através da construção de barragens no trajecto entre as barragens do Gove e Matala no Alto Kunene.

Estas estações hidroeléctricas planeadas para Jamba Ia Mina, a 60 km a montante da Matala, terão uma capacidade potencial instalada de 126 MW, enquanto a estação em Jamba Ia Oma tem um potencial planeado de 50 MW.

Estações Hidroeléctricas Menores

Há um potencial significativo para pequenas centrais hidroeléctricas na bacia hidrográfica, sobretudo no Alto e Médio Kunene. Uma dessas possibilidades é atribuída à barragem das Gandjelas, construída para fins de irrigação, havendo planos para dotar a barragem actual com uma capacidade de produção de electricidade de 2 MW.

A barragem do Cuando nas zonas superiores do Alto Kunene tem uma mini-estação hidroeléctrica com quatro turbinas de 250 kW. Esta estação não esteve funcional durante muito tempo mas foi reabilitada recentemente. A barragem do Cuando tem uma altura total de cerca de 7 m (pode ver-se a localização da barragem no mapa na secção Barragens e Infra-estruturas Associadas). Embora seja uma barragem relativamente pequena, a energia produzida é importante para o Huambo pois é utilizada nas bombas de uma grande parte da rede de água potável da cidade.

Reservatório do açude da Matala.
Fonte: Amakali 2009
( clique para ampliar )

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica