Caixa: Como é que as Mudanças Climáticas Afectam os Recursos Hídricos?
As observações do passado e as projecções futuras do clima global indicam que os padrões da precipitação estão a mudar. A chuva é um factor chave na recarga das águas subterrâneas e as mudanças na quantidade, frequência, duração e intensidade de eventos de precipitação irão então ter um impacto significativo sobre os recursos hídricos.
Os seguintes impactos podem surgir em consequência das Mudanças Climáticas:
-
Redução da qualidade da água devido à intrusão salina;
-
Aumento do escoamento devido ao nível elevado do lençol freático;
-
Aumento na ocorrência de conflitos internacionais por causa da água;
-
Redução da qualidade da água devido ao aumento da concentração de nutrientes/contaminantes;
-
Redução da quantidade e qualidade da água devido ao escoamento e erosão; e
-
Redução do desenvolvimento agrícola e dos lucros devido à seca.
As mudanças que estão a ser observadas nas chuvas e outros factores que têm impacto sobre o equilíbrio da água sugerem a necessidade de um regime dinâmico para se conceptualizar e investigar as alterações previstas para as águas subterrâneas. Os modelos hidrológicos são ferramentas valiosas para a confirmação dos fenómenos passados através do uso de dados históricos enquanto, ao mesmo tempo, possibilitam projecções a partir dos cenários sugeridos.
A África Austral está classificada como uma região em vias de desenvolvimento, portanto os problemas em torno do alívio da pobreza e desenvolvimento económico permanecem prioritários na agenda das políticas públicas. A abordagem integrada para a determinação do futuro impacto do clima, valores sociais e economia sobre os recursos hídricos deverá auxiliar os decisores nos seus esforços para equilibrar as exigências de protecção do ambiente sem afectar o crescimento económico necessário para a transição de uma nação em vias de desenvolvimento para um país de primeiro mundo.
Fonte: Maserumule et al. 2008