Glossário

T

Taxa de recargaO tempo necessário para completar novamente a água subterrânea que foi extraída de aquíferos.
TectónicoRefere-se a estruturas e situações resultantes de transformações na crosta terrestre.
Teia alimentarUm diagrama representando as relações da cadeia alimentar de organismos dentro de um ecossistema. Consiste em uma série de cadeias alimentares interrelacionadas.
Teledetecção A ciência, a tecnologia e a capacidade de implementação para obter informações à distância sobre objectos ou fenómenos, isto é, sem ter contacto físico com eles.
TemperaturaA temperatura é definida como a medida da média de velocidade de átomos e moléculas. Quanto mais rápido se movem, mais alta fica a temperatura. O grau de calor ou frio existente na atmosfera de um lugar influencia os organismos vivos, podendo ser medido por um termómetro.
Tempestade / trovoadaTambém conhecida como tempestade com descargas eléctricas, tempestade com clarões, a tempestade é um fenómeno meteorológico caracterizado por clarões e pelos efeitos dessas descargas eléctricas, isto é, a trovoada.
TempoEstado da atmosfera definido pelos diversos elementos meteorológicosem determinado momento.
Tempo de residência Período durante o qual a água permanece numa massa de água considerada. Indica o tempo de renovação das reservas.
Tempo de retençãoO período durante o qual um processo dinâmico fica parado para que um outro processo possa ocorrer.
TemporalEm relação ao tempo.
TopografiaDescrição ou representação das formas e da configuração da superfície de uma extensão de terra, descrita segundo as suas características físicas, os seus acidentes naturais ou artificiais, tais como elevações, colinas, florestas, bacias fluviais etc.
TóxicoUma substância prejudicial à saúde, ou mesmo letal para o consumidor quando utilzada de forma errónea e em quantidades suficientes para fazer mal ao corpo ou ao organismo da vítima.
Transferência em massa (de água)A remoção e transferência de água para fora de sua bacia de origem por meio de desvios artificiais, navios-tanques ou caminhões cisternas, aquedutos e tubulações.
TransparênciaTransparência corresponde à expectativa da sociedade em relação a organizações de todo tipo, que elas sejam abertas e dispostas a aceitar controlo público, para assim diminuir a possibilidade de a organização praticar ou acobertar fraude ou desfalque. A transparência assegura que o processo de tomada de decisão, como também a implementação e execução das decisões, correspondam a um procedimento de acordo com a ordem legal.
Transpiração A evaporação de água pelas plantas através de estomas, poros diminutos na superfície das folhas de plantas.
Transversalidade da Perspectiva de GéneroDefinida pelas Nações Unidas como o processo para avaliar, em cada acção planeada, a diferenciação das implicações para mulheres e homens. Isso vale p. ex. na legislação, em todos os sectores da política, em planeamento e programas, em todas as áreas e níveis. Trata-se de uma estratégia para colocar os interesses e as experiências das mulheres tanto quanto dos homens como uma dimensão integral da concepção, da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas e programas, em todas as esferas políticas, económicas e sociais, de maneira que mulheres e homens possam ser beneficiados de forma igualitária e que a desigualidade não seja perpetuada. A finalidade principal é alcançar a igualdade entre os géneros.
TratadoUm tratado é essencialmente um regulamento ou um acordo como resultado de negociações ou discussões. Na legislação internacional, a palavra "tratado" tem sido usada para uma variedade de acordos internacionais. A Convenção de Viena sobre a Lei dos Tratados, de 1969, representa a codificação da prática de concluir tratados internacionais que antes se tinham regido por regras consuetudinárias da lei internacional. A Convenção define o tratado em contexto internacional como um acordo pelo qual dois ou mais estados estabelecem ou tentam estabelecer um relacionamento entre eles sob o regime de obrigações que cada um assume e que se regem pelas leis internacionais.
TrematodaVerme parasita da classe dos platelmintos, de corpo chato, geralmente sem cílios.
Tributário / afluenteCurso de água que vai desaguar num curso maior.
Tributário a montanteRio, ribeiro ou riacho que deságua em outro curso de água, acima do local ao qual se está a referir.
Troço do rio A extensão de um rio definida por meio de certas características - como o seu fluxo, factores químicos e biológicos, as confluências de rios tributários, a influência humana ou outros factores - que diferem das características de rios adjacentes.
TSD (Concentração Total dos Sólidos Dissolvidos)Peso total de componentes minerais dissolvidos na água por unidade de volume ou de peso da amostra de água.
TSS (Concentração Total dos Sólidos Suspensos)Peso total de componentes minerais suspensos na água por unidade de volume ou de peso da amostra de água.
Tuberculose Tuberculose, muitas vezes chamada de TB, é uma enfermidade causada por um organismo denominado mycobacterium tuberculosis que ataca em geral os pulmões. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são muito susceptíveis em relação à TB.
Tubo perfuradoUm tubo perfurado, cravado na terra, para colectar água das áreas circunvizinhas.
TurbellariaClasse do verme platelminto que reúne cerca de 3.000 espécies de vida livre, na maioria deles habitantes do fundo dos mares vivendo na areia e na lama, enquanto outras espécies vivem em água doce ou solo húmido.
TurismoAcção ou efeito de viajar, basicamente com finalidade de recreação, lazer, entretenimento, eventualmente por interesses culturais ou de estudo. (2) Ramo da economia que providencia serviços para as finalidades descritas sob (1).