Glossário

S

SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral - SADC (Southern Africa Development Community) - existe desde 1980, quando foi constituída como uma aliança não rigidamente estruturada de nove Estados da África Austral com governos majoritários, sob o nome de Conferência da África Austral para a Coordenação do Desenvolvimento, com o objectivo principal de coordenação de projectos de desenvolvimento para diminuir a dependência do então regime de apartheid da África do Sul. Os membros fundadores são Angola, Botsuana, Lesoto, Malawi, Moçambique, Suazilândia, República Unida de Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue (www.sadc.int).
SalinidadeConcentração de sais minerais dissolvidos nas águas marinhas ou numa amostra de água, medida como total de sais dissolvidos em partes de mil. A água do mar tem uma média de salinidade em torno de 34 por mil.
SaneamentoO serviço de retirar o lixo e a aplicação de medidas para manter a higiene e a limpeza. Conjunto de medidas que visam a assegurar as condições sanitárias necessárias à qualidade de vida de uma população, sobretudo através da canalização e do tratamento dos esgotos urbanos e industriais.
Saúde do RioA saúde de um rio é expressão de um conjunto amplo de factores, tais como a qualidade da água, da flora e da fauna. É estudada e tratada pela disciplina da ecologia fluvial ou ecologia de rios e córregos. Como os rios têm sofrido as mais diversas intervenções humanas, a ecologia fluvial também se ocupa com todas as formas de interacção entre os cursos de água e a sociedade.
Saúde dos ecossistemasUma concepção que usa um conceito sistémico de questões de prevenção, de diagnóstico e de prognose da gestão de ecossistemas e do relacionamento entre a saúde de um ecossistema e a saúde humana. Procura entender e optimizar a capacidade intrínsica do ecossistema para a auto-renovação, correspondendo ao mesmo tempo às finalidades sensatas e justas das pessoas. Leva em conta o papel dos valores, atitudes e metas da sociedade na formação da nossa concepção de saúde, em níveis humanos e dos ecossistemas (Grupo de trabalho para a Saúde dos Ecossistemas da University of Western Ontario).
SavanaEcossistema de região tropical ou subtropical, sujeito a longos períodos de seca, ocupado predominantemente por vários tipos de ervas e gramíneas, em regiões com pluviosidade média abaixo do necessário para o crescimento de arbustos ou árvores.
SchistosomasVerme trematódio, parasitário nos vasos sanguíneos de mamíferos, inclusive dos humanos.
SecaAusência prolongada ou insuficiência grave de precipitação pluvial.
Seca agrícolaDéfice significativo da humidade do solo, em que se esgota a capacidade de suporte dos ecossistemas agrícolas.
Seca agrícolaDéfice significativo da humidade do solo, em que se esgota a capacidade de suporte dos ecossistemas agrícolas. Acontece quando existe água insuficiente no solo para o crescimento de um determinado produto em um determinado tempo.
Seca meteorológicaOcorre quando a precipitação pluvial fica aquém do normal ou da média por um tempo prolongado.
SecretariadoO Secretariado da SADC, estabelecido pelo artigo 9 do Tratado.
SectorUma unidade subordinada distinta do mercado, da sociedade, da indústria ou da economia, constituída com as mesmas características básicas.
Sedimentação O depósito de sedimentos. Também chamado de assoreamento.
SedimentoMaterial transportado pela água do lugar de origem para o lugar de depósito. Em correntes de água, sedimentos são material aluvial (p. ex. areia, barro), suspenso na água e por ela carregado, ou arrastado pelo leito do rio.
Sedimentos em suspensãoSedimentos que permanecem em suspensão na água durante um considerável período de tempo, sem tocarem o fundo nem se depositarem.
Segurança alimentarO princípio da segurança alimentar define que todas os indivíduos devem sempre ter acesso físico e económico a alimentos em quantidade suficiente, de qualidade confiável e nutritivos para satisfazerem as suas necessidades e preferências alimentares para uma vida activa e saudável.
Serviços dos ecossistemasOs bens (recursos concretos) e serviços e funções oriundos de um ecossistema.
SIDAA Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma enfermidade caracterizada pela destruição do sistema imonológico humano. Apesar de existirem tratamentos para retardar a progressão da SIDA, não se conhece ainda nenhuma vacina e a enfermidade continua incurável. A UNAIDS e a Organização Mundial de Saúde (WHO) avaliam que a SIDA tem matado mais de 25 milhões de pessoas desde que foi reconhecida pela primeira vez em 1 de Dezembro de 1981, o que faz com que a SIDA seja a pandemia mais destrutiva que se conhece na história humana. Só em 2005, a SIDA exterminou entre 2,8 e 3,6 milhões de pessoas, das quais 570.000 crianças.
Sinuosidade Refere-se a uma série de curvas de um leito de rio.
Sistema de alerta regional antecipado O objectivo principal do Sistema de Alerta Regional Antecipado (REWS) é beneficiar os estado da SADS e os membros da comunidade internacional com um sistema de alerta antecipado sobre inseguraça alimentar na região.
Sistema de informação O sistema de uma rede de todos os canais de informação dentro de uma organização ou um grupo de pessoas.
Sistema de Informação Geográfica (SIG)Sistema computadorizado para colectar, arquivar, conferir, integrar, analisar e apresentar dados geográficos.
Sistema de Observação da TerraInvestigação da Terra e das mudanças do meio ambiente pela observação da atmosfera, dos oceanos e da terra firme através de técnicas de observação remota.
Sistema fluvialCada rio é parte de um sistema maior de terra drenada por cursos de água e os seus tributários que fluem para uma corrente mais larga. Muitas nascentes de rios, chamadas de cabeceiras, formam um sistema de fluxos tributários, muitas vezes nas montanhas; a nascente pode ser subterrânea ou alimentada por chuvas ou pelo degelo. A foz do rio é por onde ele entra num sistema hídrico maior que pode ser um outro rio, um lago ou um oceano.
Sistema Global de Informação e Alerta RápidoO Sistema Global de Informação e Alerta Rápida (GIEWS) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO - foi estabelecido em 1975, com a tarefa de monitoramento permanente da disponibilidade e da demanda de alimentos em nível global, para alertar a comunidade internacional sempre que algum país ou região possa estar ameaçado por grave escassez de alimentos ou quando houver excedentes excepcionais de alimentos que possam ser exportados e comprados por doadores para a distribuição em áreas deficitárias.
Sistemas de Abastecimento de Águas SubterrâneasSistemas que incluem os reservatórios de água subterrânea, com a finalidade de disponibilizar as águas subterrâneas para o abastecimento.
Sítios RamsarA Convenção de Ramsar (Convenção das Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas) é um tratado internacional para a conservação e o uso sustentável de terras úmidas. Ela foi elaborada e adoptada pelas nações participantes numa cimeira em Ramsar, em 2 de Fevereiro de 1971. A Lista de Ramsar das Zonas Húmidas de Importância Internacional inclui 1.847 sítios, conhecidos como Sítios Ramsar.
Sobreexploração Exploração ou uso excessivo de um bem a ponto de diminuir o retorno. A sobreexploração de recursos naturais não sustentáveis - por exemplo caça, pesca ou extração de matéria prima - tem sérias implicações para a biodiversidade. Os custos sociais da sobreexploração são altos, deixando populações com poucas alternativas de emprego e eventualmente até sem alimentação.
Sobrepastoreio O fenómeno de sobrepastoreio ocorre quando as plantas estão expostas a pastoreio intensivo durante longos períodos de tempo.
Sócio-economia O estudo da relação entre a actividade económica e a vida social. Em muitos casos, a socio-economia visa ao impacto social da mudança económica.
SoloCamada de material não consolidado na superfície da Terra e que sofreu a influência de vários factores que o formaram: clima, relevo, material de origem, tempo e a acção dos organismos. O solo geralmente é constituído de material mineral decomposto, material orgánico morto ou vivo, inclusões de ar e humidade nele contido.
Sombra de chuvaConsiste em uma área normalmente cercada por montanhas que apresenta índices de precipitação bastante inferiores à área em seu entorno.
Sub-baciaUma bacia menor, incluída em uma bacia maior.
SubsistênciaAgricultura de subsistência é uma actividade auto-suficiente em que os agricultores produzem o necessário para alimentar a sua família.
SustentabilidadeRefere-se à capacidade de manter um determinado estado a longo prazo. No uso e desenvolvimento de recursos, a sustentabilidade refere-se à capacidade de corresponder às necessidades presentes sem comprometer a capacidade de satisfazer essas mesmas necessidades no futuro.