Glossário

G

GadoAnimais domesticados que são mantidos ou criados em redis, currais, etc., em casa, nas pastagens e em fazendas como parte das actividades ligadas ao campo, para uso privado ou comercial.
Gases do efeito estufa (GEE) Gases do efeito estufa ou gases estufa absorvem parte da radiação emitida pela Terra, dificultam seu ecape para o espaço e contribuem com isso para o aumento da temperatura.
GastroenteriteUma infecção ou irritação do tracto gastro-intestinal (estômogo e intestino delgado), geralmente causada por virus, bactéria, toxinas, parasitas ou alergia.
GastrópodesGastrópodes são moluscos, na maioria protegidos por conchas, com a cabeça munida de dois ou quatro tentáculos sensoriais e uma boca com rádula.
GéneroConceito abrangente que caracteriza diferenças social e culturalmente construídas entre homens e mulheres, como os papéis a desempenhar, privilégios, responsabilidades, poder e influência, relações sociais, expectativas e valores atribuídos. Existem diferenças significativas, entre uma sociedade e outra, dependendo do tipo de sociedade, no que homens e mulheres, meninos e meninas podem ou devem fazer e não fazer. Em todas as sociedades, os papeis e as atribuições e obrigações das mulheres e dos homens são diferenciados, tal como o acesso aos recursos produtivos e ao poder de decisão. Na maioria dos casos, os homens são considerados como responsáveis pelas actividades produtivas fora de casa, enquanto o domínio das mulheres são as actividades reprodutoras e produtivas dentro do ambiente doméstico. Na maioria das sociedades, as mulheres têm acesso restrito a ingressos, terra, crédito, educação, propriedade, assim como ao controlo sobre esses recursos.
GeografiaO estudo de fenómenos, naturais e humanos, de forma estruturada, relativos à dimensão espacial da Terra. Ciência que tem por objecto o estudo da Terra e, em particular, dos fenómenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem.
GeologiaCiência que trata das origens, da estrutura, da composição química e da história da Terra (e de outros planetas).
GeomorfologiaCiência que investiga as origens das formas geológicas da Terra e de outros planetas.
Geração de energia hidroeléctricaA conversão do fluxo de água em energia eléctrica.
Gestão ambientalA gestão da interação e dos impactos da ação humana sobre o meio ambiente. A gestão ambiental trata da ligação entre o mundo natural e os sistemas humanos sociais, culturais e económicos.
Gestão Comunitária dos Recursos NaturaisAbreviação: CBNRM (Community Based Natural Resource Management). Uma estratégia tanto de conservação da natureza quanto de desenvolvimento rural, com mobilização e organização da comunidade, desenvolvimento institucional, formação integral , desenvolvimento empresarial e monitoramento dos estoques de recursos naturais pelas comunidades locais.
Gestão da água / das águasDesenvolvimento, distribuição e utilização planificada dos recursos hídricos.
Gestão da Demanda de Água (GDA)A adopção e implementação de uma estratégia por parte das instituições de gestão da água, tanto das instâncias públicas quanto de iniciativas populares, para influenciar a demanda e o uso da água, a fim de realizar os seguintes objectivos: eficiência económica, desenvolvimento social, equidade social, protecção ambiental, sustentabilidade do fornecimento e dos serviços de água e aceitabilidade política (DWAF 1999).
Gestão de bacias hidrográficasUtilização controlada de bacias hidrográficas de acordo com objectivos definidos previamente.
Gestão de Recursos Hídricos Transfronteriços
Gestão do curso de água partilhado (1) Planejamento do desenvolvimento sustentável de um curso de água partilhado entre dois ou mais estados, assegurando a implementação dos planos previstos; (2) Gerenciamento da utilização racional, justa e optimizada dos cursos de água, assim como a sua protecção e controlo.
Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) A gestão de bacias hidrográficas como parte do amplo ambiente natural e em relação ao seu ambiente socio-económico.
Gestão sustentável / sustentadaUm processo que capacite os indivíduos a dirigir e administrar os seus assuntos de forma a corresponder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de corresponder às necessidades do futuro.
GiardiaUma espécie das parasitas protozoárias, dotada de flagelos, da metamonada dos filos; forma colónias e se reproduz no intestino delgado dos vertebrados.
GIBHGestão Integrada de Bacias Hídricas
GIRHGestão Integrada dos Recursos Hídricos (Integrated Water Resource Management - IWRM)
Global Land Cover Network (GLCN)Programa da FAO para o mapeamento de cobertura da terra
GovernaçãoA forma em que decisões são tomadas em cidades, municípios, províncias e países. Para os governantes, governança é o exercício da autoridade para administrar as causas do seu eleitorado. Mesmo que o governo tenha poder de decisão, em última instância, em questões políticas, programas, leis e regulamentos, ele não é, porém, a única força política. Os cidadãos, as organizações da sociedade civil e o sector privado têm um papel importante.
Governação da água Conjunto das instituições e dos processos políticos, económicos e sociais pelos quais os governos, a sociedade civil e o sector privado decidem sobre estratégias de melhor uso, desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos.
GovernoO conjunto do aparato governamental; o sistema do governo (democrático, socialista, etc.): a estrutura e os órgãos da administração governamental. O governo de um país consiste normalmente em três instâncias distintas, o poder legislativo, o executivo e o judiciário.
GrãoSementes de cereais e de algumas plantas utilizadas na alimentação, p. ex. trigo, arroz, milho, soja.
GrupoTermo usado para descrever duas ou mais formações geológicas contíguas ou ligadas entre si.
Grupo superiorUm termo usado para descrever alguns grupos litoestratigráficos associados; ou grupos e formações que possuem propriedades litológicas (rochosas) significativas em comum. A Litoestratigrafia é uma parte da Geologia, uma subdivisão da Estratigrafia, a ciência geológica associada ao estudo dos estratos ou camadas rochosas. Na Litoestratigrafia, a camada geológica é definida pelas características do solo sedimentar.