Glossário

E

Eco-região Região biogeográfica, caracterizada por factores ecológicos regionais típicos tais como clima, vegetação, solo, água, fauna e a formação fisiográfica.
EcologiaO estudo científico de (1) as interações ou o relacionamento entre organismos e o seu meio ambiente; (2) as interações que determinam a distribuição e a abundância de organismos.
EcossistemaGrupos e comunidades de organismos (animais, plantas, insectos e micro-organismos) que formam uma unidade funcional. Um ecossistema inclui também todos os factores físicos e químicos não vivos do meio ambiente que mantêm o ecossistema e que são ligados entre si por meio de ciclos nutritivos e fluxos de energia.
EcótonoUma área de transição ou de superposição entre dois tipos de habitat.
EcoturismoDefinido como turismo sustentável e sensível em relação ao meio ambiente e à cultura; faz parte do turismo baseado no interesse pela natureza.
Educação ambiental e Conscientização"O componente ""Environmental Education and Awareness - EE&A"" é um elemento especial no âmbito do Projecto de Acção Ambiental Transfronteiriço do Rio Nilo (NTEAP). Destina-se à conscientização sobre as ameaças ambientais na bacia do rio Nilo e os seus impactos nos meios de vida das pessoas. Tem como objectivo final a estimulação da mudança comportamental."
Efémero
Eficiência económicaO uso de recursos de forma a maximizar a produção de bens e serviços.
EfluenteDescarga de despojos líquidos de uma instalação, como p. ex. uma instalação de tratamento ou de uma indústria.
EFRCaudal Ecológico Mínimo
El NiñoNome dado ao desenvolvimento ocasional de águas quentes de superfície, ao longo da costa do Equador e do Peru. Quando acontece esse processo de esquentamento, os ventos tropicais do Pacífico enfraquecem e é reduzido o processo usual de elevação de águas frias, ricas em nutrientes, de camadas profundas do Pacífico, em frente da costa do Equador e do Peru. El Niño acontece normalmente na época de Natal, habitualmente por poucas semanas ou até poucos meses. Uma vez ou outra, o fenómeno pode ser extremamente quente e perdurar por bem mais tempo.
Empresas de Gestão de AguaEmpresas que fornecem serviços de água e esgoto.
EnchimentoO processo ou actividade de montar, aumentar ou construir com a ajuda de materiais como terra e cascalho.
EndémicoExistindo na natureza somente em uma área ou região específica; nativo.
EndemismoUm organismo endémico é nativo exclusivamente em uma localização específica.
EpililoEm Namíbia, cestos trançados de folhas de palmeira.
EquidadeA equidade como dimensão de governação procura assegurar que o desenvolvimento seja includente, que toda a população possa beneficiar-se de instituições políticas e económicas em bom funcionamento e dos processos políticos, económicos e sociais.
Equidade socialGeralmente, a equidade social se caracteriza por justo acesso aos meios de vida, educação e bens comuns, plena participação na vida política e cultural da sociedade e auto-determinação para alcançar satisfação das necessidades básicas dos cidadãos.
ErosãoO desgaste, a destruição e o deslocamento de materiais de superfície pela força do vento, da água ou do gelo.
Escassez de águaDesequilíbrio entre a disponibilidade e a demanda de água, os problemas da degradação da qualidade das águas subterrâneas e das águas de superfície, a competição intersectorial, conflitos interregionais e internacionais, tudo isso contribui para a escassez de água (FAO 2009).
Escassez económica de águaEscassez de água não por esta faltar, mas pela escassez de meios económicos para provê-la de forma segura e em quantidade e qualidade suficientes.
Escassez física de águaFalta física de água disponível.
Escoamento Quando uma parcela da precipitação flui num curso de água.
Escoamento directoParte do escoamento superficial que alcança o ponto de saída de uma bacia pouco tempo depois do início da precipitação. O seu volume equivale ao excesso da chuva. Alguns processos para o seu escoamento incluem a canalização subsuperficial, mas todos eles excluem o escoamento de base.
Escoamento fluvialTermo geral que designa o movimento da água no leito de um curso de água.
Espécie ameaçadaEspécie exposta a um risco muito alto de extinção na natureza.
Espécie em Perigo Crítico de ExtinçãoEspécie em risco extremamente alto de extinção na natureza.
Espécie pioneira Espécie que coloniza inicialmente uma área nova não ocupada por outras espécies, geralmente iniciando o processo de sucessão ecológica
Espécies (1) Os diferentes tipos de organismos encontrados na Terra, de acordo com a classificação da taxonomia e/ou da classificação filogenética. (2) Um grupo de organismos que se reproduzem entre si e que normalmente não se reproduzem com outras espécies.
Espécies exóticas invasorasEspécies invasoras, não naturais, numa determinada região.
EsquistossomoseA esquistossomose ou bilharzíase é a doença crónica causada pelos parasitas multicelulares platelmintos do género Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando centenas de milhares de pessoas por ano.
Estação de tratamento As estações de tratamento de água usam filtros e produtos químicos para tratar a água, isto é, livrá-la de impurezas, para o consumo humano e outras finalidades. As estações de tratamento de águas residuais, também chamadas de estações de Tratamento de Efluentes, purificam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem escoadas para o mar ou rio.
Estação de tratamento de águas residuaisEstação que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável.
EstéticoTermo usado para descrever algo de carácter sensorial ou sensório-emocional.
EstiagemOcorre quando os recursos de água de superfície e de água subterrânea se encontram, por um tempo prolongado, em estado degradado bem além da média, normalmente causado por uma baixa média pluviométrica; período de seca ou quase seca.
Estratégia Regional de AguaO papel da Estratégia Regional de Água (RWS) é a promoção da integração regional e o combate à pobreza na região da SADC. Para alcançar as suas finalidades, as principais estratégias são a cooperação regional na gestão da água, o uso da água para o desenvolvimento e a diminuição da pobreza, a sustentabilidade do meio ambiente, a proteção contra catástrofes relacionadas com os rios, a participação e a formação de todos os interessados. Foram estabelecidos serviços de informação e desenvolvimento dos recursos hídricos e uma coordenação regional de projectos e de financiamento.
EstressoresVariáveis físicas, químicas e biológicas que influenciam os indicadores de resposta e a salubridade geral de um ecossistema aquático.
EstuarinoÁreas de desembocadura de rios onde a água doce, rica em alimentos, encontra com a água salgada do mar.
EstuárioÁreas de desembocadura de rios onde a água doce, rica em alimentos, encontra com a água salgada do mar.
EtitiPote de barro tradicional na Namíbia.
EutróficoUm ambiente aquático com teor excessivo de nutrientes, na maioria das vezes em forma de nitratos e fosfatos.
EutrofizaçãoA acumulação de nutrientes na água, resultando o crescimento excessivo de organismos e a diminuição excessiva de oxigénio.
EvaporaçãoA conversão de uma substância líquida em estado gasoso.
Evaporação média anualA quantidade média de evaporação (medido em mm ou cm) para uma determinada área, num determinado ano. Os níveis de evaporação estão directamente relacionados com as incidências de temperaturas, chuvas, vento e horas de insolação e variam extremamente.
Evaporação potencialQuantidade máxima de vapor de água susceptível de se evaporar de uma superfície de água pura, na unidade de tempo e nas condições atmosféricas existentes.
EvapotranspiraçãoA perda de água para a atmosfera, pelo efeito combinado de evaporação e transpiração.
Eventos de reconfiguração
ExclusividadeRefere-se à possibilidade de controlar o acesso aos recursos naturais ou a serviços.
ExoenzimaUm enzima segregado por uma célula que funciona fora da célula da qual provém.
Exploração abusivaO uso não apropriado ou em excesso de um recurso.
ExtintoQue não existe mais.
ExtracçãoO processo de extrair água de qualquer fonte, de forma temporária ou permanente. A água é usada na maior parte para irrigação ou para ser tratada para produzir água potável. Conforme a legislação ambiental do país em questão, pode existir controle da extracção para limitar a quantidade de água a ser retirada. Super-extracção de água pode resultar em um rio secar ou na redução do nível do lençol de água subterrâneo.