Glossário

B

Bacia de recepção
Bacia hidrográfica Área com um escoadouro em comum das suas águas de superfície. O conjunto das terras drenadas por um rio e pelos seus afluentes; bacia fluvial.
Bacia hidrográfica / sub-baciaA área drenada por um rio ou outra formação aquática; bacia hidrográfica. Normalmente usado no sentido de bacia fluvial. Nesta página web o termo é usado muitas vezes no sentido de sub-bacia.
Bacia quaternáriaSistemas fluviais desenvolvidos no segundo período da era cenozóica, a partir do fim do período terciário até o presente, caracterizado pelo aparecimento e desenvolvimento do ser humano, incluindo as épocas do Plioceno e do Holoceno.
BactériaMicroorganismo unicelular procariótico.
Balanço de recursos naturaisLevantamento das reservas e mudanças de reservas de bens naturais, incluindo fauna e flora, reservas subterrâneas comprovadas, das águas e dos solos disponíveis, e de todos os ecossistemas hídricos e terrestres.
Balanço hidrológicoEstatística que trata a água como qualquer outro produto, atribuindo a ela seu valor de transação.
BantuMais de 400 grupos humanos na África com uma língua da família lingüística do Banto.
BarragemConstrução elevada no leito de um curso de água, dotada de uma série de comportas e outros mecanismos de controlo, com o fim de assegurar a regulação do nível da água a montante, regular o caudal e/ou derivar caudais.
BasaltoUma rocha escura, de fina granulação, de origem magmática.
BenefíciosAlgo que favorece ou promove o bem-estar. Benefícios directos ou indirectos provêm de bens e serviços do ecossistema.
Bêntico Organismos que vivem no interior ou sobre sedimentos aquáticos (rios ou fundo de lagos).
Bilharziose Bilharziose, bilharziaze ou esquistossomose é uma enfermidade tropical transmitida por vermes que vivem em água doce, tendo como hospedeiros os caramujos. Pode causar eczemas, pele ardente, febre, calafrios, dores musculares, lesões no fígado, nos intestinos, pulmões e vesícula.
Bio-indicadorBio-indicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflecte o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente.
BiodisponibilidadeCapaz de ser absorvido por um organismo vivo.
BiodiversidadeRefere-se à diversidade da vida. A definição mais geralmente aceita encontra-se no artigo 2 da Convenção da Biodiversidade: Diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos que deles fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
BiofilmeUma fina camada de elementos biológicos - incluindo algas, fungos, bactérias e outros invertebrados - que forma um substrato em rios e lagos.
BiofísicoOs componenes biológicos e físicos do meio-ambiente.
BiomaMaior categoria de comunidades estáveis de animais e plantas, adaptados às condições ecológcas de uma certa região. A distribuição dos biomas é determinada sobretudo pelo clima.
BiomassaA massa de toda a matéria orgânica, viva ou morta, dentro de um ecossistema. Em certos contextos, o termo biomassa pode referir-se somente à massa de organismos vivos num determinado meio-ambiente.
BiotaConjunto de todas as plantas e todos os animais numa determinada região ou área.
BivalveClasse de moluscos providos de concha com duas valvas calcárias, de vida aquária; compreende todas as formas conhecidas como ostras e mexilhões.
bm3Um bilhão de metros cúbicos.