Glossário

P

PactoUm acordo, tratado ou contrato. O termo pacto é na maioria das vezes usado para designar um acordo entre estados ou nações em matérias que correspondem a uma preocupação comum.
Padrões climáticasOs padrões climáticos da terra são determinados pela temperatura, pela humidade, os ventos e as chuvas em uma determinada região, ao longo do ano. Caracterizam as diferentes grandes regiões da Terra como os polos, os desertos, as florestas etc.
Padrões de qualidade de emissãoPadrões usados para definir a quantidade limite máxima permitida para emissões e esgotos.
País de baixos rendimentos País com PIB per capita de 935 US$ ou menos.
País de rendimento intermédioPaís com PIB per capita entre US-$ 935 e 3.705.
Países ribeirinhosPaíses que partilham a mesma bacia hidrográfica de um rio.
Paleártico O paleártico ou região paleártica é a região zoogeográfica que inclui a Europa, Norte de África, grande parte da Arábia e a Ásia a norte do Himalaia.
ParticipaçãoUm processo que possibilita a uma ampla gama de participantes, particulares e públicos, tomar parte e influenciar nos processos de tomada de decisão, especialmente em nível local.
Partilha de benefíciosUm intercâmbio entre quem concede acesso a determinados recursos e os usuários que oferecem alguma forma de recompensa ou têm que pagar para utilizar esses recursos.
PastoralismoUm modo de vida de povos que habitam áreas semi-áridas ou semi-desertas e tiram o seu sustento pastoreando animais domésticos que se alimentam de ervas e outras plantas comestíveis, bebendo em fontes de água disponíveis.
PatogénicoOrganismos parasitários microscópicos que causam enfermidades no seu hospedeiro, enfraquecendo-o e causando-lhe eventualmente morte prematura.
Pecuária A actvidade que trata de todos os aspectos da criação do gado.
Pegada ecológicaUm termo abstracto usado para representar uma área de influência ou impacto de uma determinada actividade ou um fenómeno específico.
Per capitaTermo geralmente usado no campo da estatística para indicar a média por pessoa do que quer que seja, por exemplo renda, frequência de criminalidade, etc.
Percolação Escoamento de um líquido num meio poroso não saturado, por exemplo, da água no solo por acção da gravidade.
Perda de zonas húmidasA perda de zonas húmidas pela sua transformação em áreas não-húmidas, como resultado da actividade humana.
Perdas totaisPerda de água por evaporação e infiltração no solo de nascentes de águas superficiais. Perdas causadas por instalações técnicas de canalização de água, como por exemplo canais de irrigação.
PerífitoAssociação de organismos aquáticos ligados ou unidos a plantas aquáticas enraizadas no leito.
PermanenteUma planta permanente dispõe de estruturas vegetais que revivem todo ano um novo ciclo vegetativo (algumas definições dizem um mínimo de três anos).
Pesca artesanalPesca em pequena escala por pessoas que disso dependem para o sustento das próprias famílias ou da população local, sem carácter puramente comercial. A tecnologia usada pode ser sofisticada, mas não em tão alto grau que dependa de fontes externas de capital nem de materiais complexos.
PesticidaAgente químico utilizado para aniquilar insectos, geralmente associado ao emprego na agricultura, mas também usado para combatê-los, p. ex. em parques de diversão.
pHEscala usada para medir a alcalinidade ou a acidez de qualquer substância, através da determinação da concentração de ions de hidrogénio na solução. Um valor pH de 7.0 é neutro. Valores abaixo de 7.0, até um mínimo de 0.0, indicam aumento de acidez. Valores acima de 7.0, até um máximo de 14.0, indicam um aumento de alcalinidade.
Planície de inundaçãoTerra baixa ao longo de um rio, alagada somente quando a corrente d'água ultrapassa a capacidade do leito do rio.
Planificação participativa Uma concepção na qual os interessados, em particular os potenciais beneficiados, fazem parte do processo de decisão.
Plano de gestão ambientalPlano apresentando os meios e caminhos para como alcançar os objectivos e as metas ambientais.
Planos Estratégicos de Combate à PobrezaEm muitos países menos desenvolvidos foram elaborados planos estratégicos de combate à pobreza como instrumentos para coordenar os esforços públicos e privados. Visam, normalmente, à criação de atividades de geração de renda que ampliem e fortaleçam o autoemprego e os pequenos empreendimentos e/ou empreendimentos comunitários (produção comunitária sustentável de produtos e serviço).
PobrezaFalta do necessário à vida humana. A situação enfrentada por aqueles, numa dada sociedade, que têm suas necessidades materiais menos satisfeitas. A incapacidade de conseguir um nível adequado de consumo por causa de baixa renda é chamada de pobreza de renda. Quando, além da baixa renda, um país se caracteriza pela sua população ter má nutrição, saúde precária, baixas taxas de sobrevivência, baixos níveis de alfabetização, de habitação, condições de vida inadequadas e outras deficiências graves, isso é chamado de pobreza humana ou pobreza social.
Pobreza crónicaPobreza crónica é pobreza sofrida por um longo período.
PoçoObra de perfuração efectuada com o objectivo de extrair água subterrânea. Se efectuada em profundidade e com maior diâmetro denomina-se furo.
Poço artesiano Poço que capta água de um aquífero confinado ou artesiano, no qual o nível de água está acima do nível da superfície do solo. Semelhante ao poço convencional, é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas são mais puras e com mais sais minerais.
PolíticaUm plano ou conjunto de ações encadeadas entre si, na intenção de influenciar e determinar decisões, acções e outros procedimentos.
Política externaUm conjunto de metas delineando como um país interage com outros países nas áreas económica, política, social e militar e, em escala menor, com actores não estatais.
Política fiscalPolítica fiscal é a administração das receitas e despesas do governo para atingir efeitos positivos na economia.
Política Regional de ÁguasA Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral - SADC (Southern Africa Development Community) - desenvolveu em 2005 as bases para uma política regional de água, unificando os esforços e acordos parciais até então existentes na região, para o conjunto das 15 grandes bacias fluviais e para uma população de cerca de 200 milhões de pessoas.
PoluenteDe modo geral, qualquer substância introduzida no meio ambiente que afecta negativamente o valor de uso de um recurso natural ou a saúde de pessoas, animais ou do ecossistema.
Poluentes orgânicos persistentes (POPs)Compostos altamente estáveis que persistem no ambiente, resistindo à degradação química, fotolítica e biológica.
POPs (Poluentes orgânicos persistentes)Compostos altamente estáveis que persistem no ambiente, resistindo à degradação química, fotolítica e biológica.
População Em Biologia, uma população é uma comunidade de organismos de uma espécie particular que se reproduz entre si; em Sociologia, é um conjunto de seres humanos.
PorosidadeNuma determinada amostra de matéria porosa, p. ex. solo, a porosidade é a relação entre o volume dos espaços vazios e o volume total dessa matéria porosa, incluindo os vazios.
PotávelÁgua de uma qualidade indicada para o consumo de pessoas ou animais.
Precipitação (1) O produto líquido ou sólido da condensação de vapor de água que cai das nuvens ou é depositado sobre a terra; (2) O total da precipitação (como definida sob (1) ) numa unidade de superfície, por unidade de tempo.
Precipitação média anualA quantidade média de precipitação medida para uma determinada área, num determinado ano. A pluviosidade é medida por milímetros por metro quadrado e ano. As médias, nas regiões temperadas, são em torno de 1200 a 2000mm. No Parque Nacional da Cangandala, de Angola, por exemplo, a pluviosidade é indicada como sendo de 1350mm, o de Iona regista somente de 100 a 500mm.
Preços dos produtos de base Os preços de certos bens/produtos que são fornecidos no mercado sem diferenciação qualitativa. Os preços do petróleo, do leite ou do cobre, por ex., são sempre universais, independente de quem é o fornecedor.
PredadorUm animal que mata e devora outros animais.
Preparo de solo O processo de cavar e revolver o solo na preparação do plantio.
Prevalência do VIHA quota de infecção por HIV/CIDA em segmentos seleccionados de uma população refere-se à percentagem de pessoas infectadas pelo VIH em cada grupo testado.
Princípios de Dublin Princípios desenvolvidos pela Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente (ICWE) em Dublin, em Janeiro de 1992. Os cinco princípios básicos para a gestão dos recursos de água doce, formulados nos Princípios de Dublin (IRC 2006), são: (1) As águas doces são um recurso finito e vulnerável, essencial para o sustento da vida, o desenvolvimento e o meio ambiente; (2) O desenvolvimento e a gestão da água devem ser baseados na participação, em todos os níveis, dos usuários, dos planeadores e dos políticos; (3) As mulheres desempenham um papel central na provisão, na administração e na protecção da água; (4) A água tem um valor económico em todos os tipos de uso, os quais estão em concorrência uns com os outros, e tem que ser reconhecida como um bem económico.
PrivatizaçãoA venda de bens públicos a pessoas privadas ou a interesses comerciais privados.
Produção Toda a massa orgánica produzida por um organismo, por unidade de tempo.
Produção líquidaA soma de acumulação bruta de matéria orgánica menos as perdas de matéria orgánica pela respiração e outros processos.
Produção primária Em ecologia, chama-se produção primária à produção de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos pelos organismos autotróficos - plantas verdes, algas e algumas bactérias.
Produção secundáriaAssimilição de material orgánico e formação de tecidos por heterotróficos. Isso inclui animais que se alimentam de plantas, animais que devoram outros animais, ou microorganismos que decompõem organismos mortos para receberem os alimentos, a energia e os nutrientes necessários para produzirem biomassa.
Produto Geográfico Bruto (PGB)A soma da participação de uma área específica no total de rendimentos ou pagamentos facturados pelos factores de produção (terra, trabalho, capital e actividades empresariais), dentro do total de produção realizada nessa área.
Produto Interno Bruto (PIB)O total de valores de mercado de todos ou bens e serviços produzidos anualmente em um país. O PIB corresponde aos totais do consumo, do investimento e das despesas públicas, mais o valor das exportações, menos o valor das importações.
ProdutorVeja Autotroph / Autotrófico.
Produtor primárioProduz a primeira forma de carbono orgánico em base de conjuntos inorgánicos. Veja também autotrófico.
Programas de Acção Subsidiários Uma série de projectos de investimentos realizados sob a gestão da NBI, envolvendo dois ou mais países e que resulta em benefícios em nível das sub-bacias.
ProtistaUm termo colectivo para eucariotos que não são considerados verdadeiramente animais, plantas ou fungos. Membros do reino dos protistas.
ProtocoloUm instrumento de implantação do Tratado da SADC, com a mesma força legal que o Tratado.
Protocolo Revisto sobre Cursos de Água Partilhados na Região SADCProtocolo Revisto sobre Cursos de Água Partilhados na Região SADC do dia 7 de Agosto de 2000.
Protocolo sobre Cursos de Água PartilhadosO Protocolo sobre Cursos de Água partilhados da Região da Cumunidade de Desenvolvimento da África Austral, de 1995, foi estabelecido como acordo internacional de caracter obrigatório, para assegurar a divisão justa da água e a eficiente conservação desse escasso recurso natural. O Protocolo estabeleceu as instituições para a Gestão da Bacia Fluvial e os seus fundamentos financeiros e regulamentares.
ProtozoáriosUm grande grupo de eucariotos unicelulares, muitos deles de dimensões microscópicas.