Glossário

I

IãoIão é uma espécie química electricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou eléctrons. Iões carregados negativamente são conhecidos como aniões, enquanto iões com carga positiva são denominados como catiões.
ICPDRComissão Internacional para a Protecção do Rio Danúbio (International Commission for the Protection of the Danube River)
Idade da Pedra IntermediáriaO Mesolítico, a Idade da Pedra Intermediária, é um período da pre-história da África entre a primeira Idade da Pedra e a Idade da Pedra tardia (Paleolítico). Começou há cerca de 300.000 anos e terminou há 50.000 anos.
IDHO Índice do Desenvolvimento Humano mede o desenvolvimento humano combinando três dimensões do desenvolvimento: longevidade (expectativa de vida ao nascer), conhecimento (grau de alfabetização dos adultos e média de anos de escolarização) e ingresso (UNDP HDR 2008).
Ígnea  A rocha originada do magma líquido sob a superfície terrestre.
ImagemA representação de um objecto produzido pela reflexão da luz quando focalizada por uma lente ou espelho. Uma imagem é a representação fixada (em geral como foto-imagem) de um objecto produzido por meios ópticos, electro-ópticos, óptico-mecánicos ou eletrónicos. No sensoriamento remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG), imagem é o termo usado para a representação digital das características físicas da Terra.
Imagens pancromáticasImagens tomadas de toda a banda de ondas dentro do espectro visível (mas n+D359ão de forma uniforme). Imagens pancromáticas são feitas a partir de filmes em preto-e-branco, cuja emulsão, sensibilizada pela adição de corantes, se tornou sensível à luz verde e à luz vermelha. São as imagens obtidas por um radiómetro capaz de registar a energia electromagnética numa única banda de frequências que inclui a maior parte da zona da luz visível.
Impermeável Com uma textura que não permite a água atravessar.
IMSSistema de gestão da informação (Information Management System)
IndicadorUm valor ou uma situação utilizado para determinar ou descrever a condição de um sistema.
Indicadores de governaçãoUm conjunto de indicadores usados para medir o desempenho de um país ou de uma organização em relação à observância dos princípios de boa governança - livre expressão de opinião, estabilidade política, a ausência de violência, efectividade da ação governamental, qualidade técnica das decisões, legalidade dos actos governamentais, controlo da corrupção, além da obrigação do governo ter que se justificar e ser responsabilizado por seus actos.
Indicadores de vulnerabilidadeIndicadores usados para avaliar a vulnerabilidade.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)Um índice criado para medir o progresso do Desenvolvimento Humano (cf. acima), através de três componentes do desenvolvimento: expectativa de vida, conhecimento e renda.
Índice de substituiçãoO tempo necessário para restituir o total do volume de água de um lago ou de um reservatório.
IndígenaCom ocorrência natural ou nativo em um determinado lugar.
InfiltraçãoFluxo de águas de superfície no solo ou na rocha, penetrando por fendas e poros.
Infra-estruturaInfra-estrutura pode ser definida como a estrutura física e organizatória necessária para o funcionamento de uma sociedade ou empresa, ou os serviços e instalações necessários para o funcionamento da economia. O termo refere-se tipicamente às estruturas técnicas que sustentam uma sociedade, como estradas, abastecimento de água, canais de esgotos, rede de energia eléctrica, telecomunicação, etc.
Infra-estrutura da águaAs estruturas e instalações técnicas que sustentam o transporte e a estocagem de água.
Iniciativa da Bacia do Nilo (IBN)Lançada formalmente em 1999, a Iniciativa da Bacia do Nilo (NBI) põe à disposição um sistema de regras consentidas, criadas para combater a pobreza e promover o desenvolvimento na região.
InsectoAnimal invertebrado da classe Insecta. Insectos formam o grupo mais diversificado de animais na Terra.
Insegurança política (em termos da transferência de água)Existe insegurança política, em termos de transferência de água, quando um país que tem escassez de água depende de um outro país com água abundante, sendo o fornecimento de água decisivo para o primeiro; ou quando o país que dispõe de muita água depende de um outro com escassez de água para assegurar os seus rendimentos de exportação.
Instituições de Gestão de ÁguaInstituições responsáveis pela gestão de pontos de água, como por exemplo açudes ou poços.
Insustentável
Integração económicaA fusão, em graus variados, das economias e das políticas económicas de dois ou mais países, numa determinada região.
Integridade ecológicaCondição considerada característica de uma região natural, com boa possibilidade de continuidade, incluindo componentes abióticos e comunidades biológicas, taxas de mudanças e processos de apoio (Canada National Parks Act, 2000).
Interacção tróficaOcorre quando um grupo de organismos afecta indirectamente um outro grupo, alimentando-se de animais que ao contrário teriam servido de alimento para esse outro grupo.
Intrusão de água do mar / intrusão marinhaProcesso que consiste na penetração da água do mar numa formação aquífera costeira. O avanço da cunha salina pode corresponder a uma situação bastante gravosa, podendo atingir furos e até mesmo salinizar todo o aquífero.
InvasoraUma espécie que coloniza de forma intensa um certo habitat.
InvertebradoAnimal sem coluna vertebral; cf. também vertebrado.
IrrigaçãoA aplicação artificial de água no solo, normalmente para sustentar a plantação em áreas secas e durante períodos de chuvas insuficientes.
IVAImposto sobre o valor acrescentado