Glossário

A

A montanteEm direcção da cabeceira de um rio.
Abastecimento de água Um sistema de abastecimento de água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, pela adequação da sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com as suas necessidades para consumo doméstico, para a agricultura, os serviços públicos, consumo industrial e outros usos.
Abastecimento melhorado de água potávelUm tipo de instalação para água potável ou um ponto de distribuição de água que, pelo feitio da sua construção, protege a água potável de contaminação externa, especialmente de origem fecal.
Abeberamento do gadoProvisão de água para saciar a sede dos animais. Equipamento ou dispositivo para proporcionar água para saciar a sede dos animais.
AbióticoObjecto não vivo. Refere-se normalmente a componentes físicos ou químicos do ambiente de um organismo. Também chamado anorgânico.
AbsorçãoO acto ou o processo de absorver ou a condição de ser absorvido.
Acesso Seguro à AguaO acesso seguro à água é considerado um direito humano fundamental; dele dependem inúmeros bens e serviços e a própria sobrevivência. Fazer face à crescente procura de água e garantir o seu acesso com segurança é o primeiro objectivo da política e da gestão de água.
Acidez1) Substância com um valor pH menor do que 7. 2) Substância que libera iontes (bras. ions) de hidrogênio (H+).
Activos de infra-estructurasActivos de infra-estrutura constituem o conjunto de instalações e serviços, tais como ruas e estradas, abastecimento de água, canalização de esgotos, fornecimento de energia, controlo de enchentes, instalações de lazer, etc. Os investimentos são feitos na espectativa de resultarem em crescimento da produtividade, melhoria das condições de vida e da prosperidade da população.
Actores (Stakeholders)Qualquer indivíduo ou grupo atingido por determinados recursos, projecto, programa ou acção política ou com interesse ou algum tipo de participação neles.
Adequação ao usoO método de avaliar a qualidade da água como apropriada para diversos tipos de uso.
AfricânerLíngua indo-europeia derivada do Holandês, falada sobretudo na África do Sul e na Namíbia, com número reduzido de falantes em Botsuana, Angola, Suazilândia, Zimbábue, Lesoto e Zâmbia.
Agências de gestão de Sub-BaciasAgências responsáveis pela implementação dos melhores princípios da gestão integrada dos recursos hídricos, tais como a integração da gestão das águas de superfície e águas subterrâneas, a participação de entidades públicas e o envolvimento das comunidades, o auto-financiamento da gestão pelos grupos de usuários (van Koppen et al. 2005).
Agenda comum da SADCUm conjunto de princípios e valores fundamentais, enumerados no artigo 5A do Tratado da SADC, que formula os princípios fundamentais da organização.
Agricultura de sequeiro Agricultura que se baseia somente na chuva para prover a humidade necessária para o crescimento das plantas.
Agricultura irrigadaAgricultura que depende de irrigação para dispor de água suficiente para a produção bem sucedida e economicamente viável.
Agricultura tradicionalOs métodos agrícolas variam de um grupo étnico para o outro, de acordo com a densidade demográfica, o clima, a disponibilidade de água e o solo.
Agro-meteorologiaO estudo das relações entre as condições nas camadas superficiais atmosféricas e as na superfície terrestre, na medida em que isso afecta a agricultura.
Agro-pastoralismo Um modo de vida baseado num sistema de uso da terra que combina agricultura permanente e pastoralismo nómade.
Agro-silvicultura  Combina tecnologias de agricultura e silvicultura para criar sistemas de uso do solo mais integrados, mais diversificados, produtivos, lucrativos, saudáveis e mais auto-sustentáveis.
Água cinzentaÁguas de escoamento, residuais do uso doméstico, com excepção da água dos autoclismos, conhecida como água preta.
Água de escoamento superficialÁgua de escoamento superficial é a água de chuva, degelo ou irrigação que flui pela superfície da terra.
Água doceÁgua de lago ou nascente e da maioria dos lençóis com salinidade próxima a zero, em oposição à água salgada do mar e à água salobra, como a dos estuários, que possuem um grau de salinidade intermediário.
Água dura Água que contém quantidades relativamente elevadas de minerais dissolvidos, principalmente sais de cálcio e magnésio.
Água salgadaÁgua onde a concentração de sais é relativamente elevada (mais de 10 000 mg por litro).
Água subterrâneaÁgua que preenche os espaços porosos do solo, areia e cascalho, em fracturas e aberturas da rocha, isto é, em toda a formação geológica abaixo da superfície. A parte da formação geológica com água subterrânea é chamada de "aquífero".
Água superficialToda a água que se escoa ou é armazenada na superfície terrestre.
Água turvaA água é turva geralmente devido a uma carga elevada de sedimentos.
Água verdeO abastecimento de água usada para toda a vegetação não-irrigada, incluindo as florestas e bosques, pastagens e culturas de sequeiro.
Água virtualO total da água contida nos bens que um país importa ou exporta.
Águas residuaisÁgua suja, de esgoto, não tratada.
Alcalinidade (1) Com um valor pH maior que 7. (2) Substância que libera iontes de hidroxila (OH-).
Alcalino (1) Substância com um valor pH maior que 7. (2) Substância que libera iontes de hidroxilas (OH-).
AlgasUma planta simples, fotossintética, normalmente vivendo em habitat húmido ou aquático.
Alívio à pobrezaDiminuição da pobreza através de políticas públicas específicas.
Alocação (de água)A alocação de água estabelece os elementos necessários para a definição dos diferentes tipos de utilização da água, p. ex. para o abastecimento humano e animal, para a irrigação, indústrias, etc.
AlóctoneAlgo que não é do lugar onde se encontra. Material introduzido em rios, proveniente do seu ambiente terrestre, por exemplo folhas ou galhos de árvores que caem na água.
Alta pressão subtropicalÁreas com alta pressão atmosférica, localizadas a cerca de 30 graus de latitudes norte e sul, produzidas pelas massas de ar descendentes, segundo o modelo de circulação de Hardley. As áreas de alta pressão ou anticiclone fazem com que os ventos se movimentem de cima para baixo, o que inibe a formação de nuvens, não trazendo nenhuma humidade.
AmebasProtozoários parasitas, de água doce ou marítima, que criam pseudópodos temporários, extensões do corpo para fins de movimentação e obtenção de alimentos.
AnelídeoEspécie de animais invertebrados, com corpo formado por segmentos ou anéis, como p. ex. as minhocas.
AnfíbiasAnimais vertebrados, de sangue frio, da classe dos anfíbios. Características: 1) as espécies adultas vivem em terra, mas voltam à água para procriar; a pele e o revestimento da boca podem ser usados para captação de oxigênio na água; 3) a pele é glandular, sem pelos, escamas ou penas; 4) os ovos são fecundados em ambiente aquático, onde se desenvolvem depois do nascimento, fase conhecida como larval. Salamandas e sapos são exemplos de anfíbios.
Angiospérmicas  As angiospermas são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto, o maior grupo de plantas, com muitos milhares de espécies.
AnormalAlgo que difere do normal ou comum ou das regras estabelecidas.
AnóxicoSem a presença de oxigénio.
AntropogénicoRelacionado com o estudo das origens e do desenvolvimento do género humano.
ApropriaçãoA declaração de Paris sobre a efectividade da cooperação para o desenvolvimento, de março de 2005, estabelece a apropriação como um dos princípios fundamentais da cooperação: os países receptores de ajuda ao desenvolvimento são os primeiros responsáveis pelos projectos.
AquáticoReferente à água.
AquiculturaActividades visando a produção em áreas restritas, assim como o processamento e a comercialização de plantas aquáticas e animais em água doce, salobre ou salgada.
AquíferoDiz-se de formação geológica ou solo poroso de onde emana água subterrânea para poços ou mananciais. Uma área subterrânea de material não consolidado, e rochedos permeáveis, conduzindo água da qual podem ser extraídas quantidades economicamente viáveis.
Aquífero artesianoSão aquíferos limitados por materiais não permeáveis. Nesses aquíferos, a água não pode fluir livremente para baixo e para cima, e dizemos que a água também está confinada. Os aquíferos artesianos quase sempre estão em locais onde ocorrem rochas sedimentares profundas (bacias sedimentares). Às vezes usado no sentido de aquífero confinado.
Aquíferos primários Aquíferos com porosidade e permeabilidade intergranular que produzem as formações características de armazenamente de água.
Aquíferos secundáriosAquíferos nos quais as características da inclusão de água dependem de aberturas na própria rocha, depois da formação do depósito originário de água.
Arborização O processo de plantar árvores em áreas antes não arborizadas. O conjunto de árvores plantadas em áreas onde elas eram inexistentes ou escassas.
Área de conservação transfronteiriçaUma área incluindo duas áreas menores, cujos limites transcedem fronteiras internacionais, estabelecida com o objectivo prioritário de proteger e preservar a fauna da região. As autoridades formalmente responsáveis pelas respectivas áreas entram em acordo formal para administrá-las como uma unidade integrada e conforme um plano de gestão detalhado. As autoridades também tomam as medidas adequadas para retirar toda barreira artificial de dentro da Parque Transfronteiriço, para que os animais possam circular livremente (DEAT: site, 2009).
Área de gestão da águaQualquer área definida para a realização dos objectivos da gestão da água. Na África do Sul, a gestão dos sistemas fluviais é dividida em Áreas de gestão da água. Elas tem as atribuições de proteger e melhorar os recursos disponíveis de água, de monitorar a qualidade e a distribuição da água e de harmonizar os interesses, normalmente conflitantes, entre os usuários.
Área protegidaUma área na qual o uso e o acesso são regulamentados para proteger recursos naturais e do meio ambiente que sejam considerados de valor.
ArgilosoQue parece ou que contém argila.
Árido (Aridez)Um ambiente árido tem um alto défice de precipitação, recebendo muito menos chuvas do que necessário para satisfazer as necessidades da evaporação. O fenômeno é sobretudo devido às altas temperaturas e à escassez de chuvas. Regiões são classificadas como áridas quando o seu índice de aridez cai para entre 0,05 e 0,20.
Assoreamento Processo de deposição de sedimentos de um curso de água ou massa de água, que conduz à elevação do leito.
AtenuarReduzir a força, o volume ou o valor; diminuir, tornar pequeno.
Autóctone Material produzido no seio de um ecossistema fluvial, p. ex. algas.
AutotróficoOrganismo que sintetiza material orgánico a partir de material inorgánico, típico no processo de fotossíntese.
Avaliação de recursos hídricos Determinação das nascentes, extensão, fiabilidade e qualidade dos recursos hídricos com vista à sua utilização e controlo.
Avaliação do Impacto AmbientalO procedimento de examinar as possíveis consequências ambientais da implementação de projectos, programas ou medidas de política ambiental.