Glossário

F

Falha (geológica)Ruptura e deslocamento de rocha paralela à fractura.
FanagaloFanagalo (pronuncia-se "fanagaló") é uma língua franca utilizada como segundo idioma entre falantes de diversas línguas da África do sul, principalmente nas minas.
FAOOrganização para a Agricultura e a Alimentação (FAO, sigla de Food and Agriculture Organization) é uma organização das Nações Unidas cujo objectivo declarado é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural.
FaunaConjunto de todos os animais. A fauna de um ecossistema é o conjunto da vida animal existente nesse ecossistema.
FDC"Flow Duration Curve (FDC)" significa em português "curva de permanência (de vazão)". É uma função hidrológica pela qual se relaciona a vazão ou nível do rio à probabilidade de que esses mesmos valores de vazão ou nível sejam superados. A curva de permanência é utilizada quando se deseja conhecer a permanência no tempo de determinados valores de vazão. A curva permite, por exemplo, conhecer a parcela do tempo em que é possível, a fio d’água, abastecer cidades, indústrias ou empreendimentos agropecuários, ou navegar num rio, etc.
Febre tifóide Infecção infectocontagiosa, normalmente associada a inflamação intestinal e ulcerações, causada por salmonella typhosa, ingerida com alimentos ou água.
FecundidadeFecundidade é a capacidade de gerar filhos, a capacidade de reprodução; fertilidade.
Fertilizantes ou adubosSubstância inorgánica ou orgánica que acrescenta nutrientes ao solo para aumentar a produtividade das colheitas, das árvores e de outros tipos de vegetação.
Físico-químicoTermo usado para indicar características físicas e químicas.
FisiográficoAdjectivo derivado de "fisiografia" (no sentido de geografia física), uma das três grandes subdivisões da Geografia. A Geografia Física visa ao entendimento de processos e regularidades no meio ambiente natural, em oposição ao meio ambiente cultural ou construído que é o domínio da Geografia Humana.
FitoplânctonEm Biologia mari+D506nha e em Limnologia, chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e vivem dispersos, a flutuar na superfície das águas.
FloraA flora de um ecossistema é o conjunto das plantas vivas que se encontram nesse ecossistema.
Floração de algasUma comunidade de algas ou presença delas em rápido crescimento em ambiente ou ecossistema aquático.
FlutuanteFlutuante na água; algo que flutua na água.
Fluxo de águaExistem fluxos de água em canal aberto e em conduto fechado: fluxos em terreno com superfície ao ar livre, ou fluxos em canalização. Em canais abertos, a única força que pode provocar o fluxo é a gravidade. Em hidráulica, qualquer cano ou tubo que esteja completamete cheio e possa conduzir o líquido sob pressão faz fluir a água quando existe uma diferença de pressão entre os pontos extremos.
FormaçãoA formação geológica é a unidade básica da litostatigrafia e é usada para a descrição das formações de terras e rochas que possuem formação e aparência similares, comparáveis ou apresentando outras propriedades semelhantes.
Forragem animalPlantas cultivadas especialmente para servirem de ração para animais.
Fórum Mundial da ÁguaO Conselho Mundial da Água é um centro internacional de estudos e divulgação, fundado em 1996, sediado em Marseille, França. Tem 323 membros (março de 2006) do sector privado (p. ex. a companhia francesa de electricidade EDF e a Companhia Industrial Mitsubishi Heavy Industry), além de ministérios, instituções académicas, instituições financeiras internacionais (p. ex. o Banco Mundial), as Nações Unidas e o governo local. De três em três anos, o Conselho Mundial da Água organiza o Fórum Mundial da Água, em estreita colaboração com as autoridades do país anfitrião do evento. O Fórum é o maior evento internacional na área da água.
Fossas sépticasEsse tipo de fossa nada mais é que um tanque enterrado que recebe os esgotos (dejectos e água servidas), retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente). As fossas sépticas, uma benfeitoria complementar e necessária às moradias, são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias (como a cólera), pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascentes ou mesmo na superfície do solo. O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais.
Fotossíntese O processo pelo qual plantas usam a energia solar para transformar dióxido de carbono (CO2) e água em carboidratos e outros componentes.
FracturaRuptura ou quebra linear numa formação de rochas.
FungosOganismos multicelulares, eucariotos, que funcionam como o mais importante agente decompositor de plantas e animais mortos.
Furo de exploraçãoPoço perfurado ou cavado para a pesquisa ou a retirada de água subterrânea.