Glossário

R

Rações de emergência devido a secaRações (de alimentos e água) distribuídas para minorar os efeitos da seca.
RadionuclídeoIsótopo radioativo de um elemento químico.
RamsarRamsar é uma cidade do Irã, onde foi assinada em 1971 a Convenção das Zonas Húmidas de Importância Internacional, um tratado intergovernamental que lançou as bases para acções nacionais e a cooperação internacional para a conservação e o uso controlado das terras húmidas e dos seus recursos.
RápidoUma área num rio pouco profunda, abundante de obstáculos total ou parcialmente submersos.
RecargaProcesso pelo qual é adicionada água de fora na zona de saturação de um aquífero, seja directamente dentro da formação ou indirectamente por via de uma outra formação.
Recarga artificialAumento do nível natural de águas subterrâneas em aquíferos ou reservatórios de água subterrânea, pela adução artificial de água através de fontes, etc.
Recticulação Criação de redes de apoio económico e social.
Recuperação de custosRecuperação de custos de provisão de bens e serviços através de encargos e contribuições do usuário.
Recurso de acesso livreUm recurso para o qual não existe controle de acesso; por isso, o recurso pode ser usado por qualquer indivíduo em qualquer tempo.
Recurso naturalTodo material ou energia retirado do meio ambiente, utilizado e valorizado pelo ser humano. Florestas, água, solo e ar são exemplos de recursos naturais.
Recurso transfronteiriçoUm recurso que não se encontra limitado dentro de fronteiras administrativas existentes.
Recursos de propriedade comumRecursos naturais renováveis com as características de bens comunitários (isto é, com diminuição pelo consumo e dificuldade de excluir usuários), mas com o acesso controlado de uma ou outra forma, normalmente pelo grupo ou a entidade que gerencia esses recursos.
Recursos hídricos renováveis anuais O fluxo médio anual de rios e águas subterrâneas originárias da precipitação endógena. As médias anuais ocultam as grandes variações que ocorrem nas diferentes estações, inter-anuais e a longo prazo.
Recursos privadosRecursos cujo consumo é subtrativo e do qual pode ser controlado o acesso; o acesso aos recursos privados é exclusivo.
Recursos protegidosUm recurso não subtrativo e que por isso pode ser consumido sem reduzir o benefício de qualquer outro consumidor, mas do qual um usuário pode ser facilmente excluído. Um exemplo é uma reserva natural onde a pessoa paga uma taxa para entrar. Também conhecido como recurso de clube, um bem público misto.
Rede de abastecimento de aguaRefere-se a uma rede de água encanada, em oposição à água de poço. É um sistema de obras de engenharia, concatenadas, que permitem levar até a moradia dos habitantes de uma cidade, povo ou área rural relativamente densa, a água potável por meio de uma rede de água encanada..
Rede de esgotosO sistema de canalização que escoa o esgoto.
ReflorestaçãoO processo de reposição da cobertura de árvores, ou da revitalização de uma área onde foi praticado o desmatamento.
RegiãoA região da SADC (Southern African Development Community / Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) não é qualquer região geográfica ou área jurisdicional em nível de um país. Foi criada em 1992, para incentivar as relações comerciais entre seus 14 países membros. Tem o objectivo de criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Européia e alguns aspectos do Mercosul. Tem também o propósito de promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na região meridional africana.
Regime fundiárioO regime legal de posse da terra por um indivíduo.
Regime hidrológicoO histórico a longo prazo dos níveis de vazão de um rio.
RelevoUma cadeia de elevações topográficas numa determinada região.
RéptilOs répteis constituem uma classe de animais vertebrados que têm o sangue frio, respiram por pulmões e reproduzem-se por ovos que desovam em terra; necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal; vivem em ambientes quentes, nas zonas tropicais e subtropicais. Nesta classe estão incluídos serpentes, lagartos, crocodilos, tartarugas, cágados, caracois.
Reserva ecológicaRefere-se à água destinada à protecção e à sustentação de ecossistemas aquáticos, para garantir o desenvolvimento e a utilização da água de forma ecologicamente sustentável.
Reservatório Corpo de água, natural ou artificial, utilizado para o armazenamento, regulação e controlo dos recursos hídricos.
Reservatório de armazenamento Tanque ou recipiente para armazenar, guardar ou conservar materiais.
Reservatório de distribuiçãoUm tanque ou uma tubulação para guardar ou canalizar água, em posição elevada para criar pressão num sistema de abastecimento de água.
Resiliência Capacidade de uma comunidade de recuperar o seu estado anterior depois de algum deslocamento. A resiliência é um termo oriundo da física e se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando submetidos a tensão sem sofrerem ruptura. Trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques. Hoje, o termo é usado em outros contextos para significar a capacidade de uma pessoa ou comunidade de reagir a uma adversidade, voltar ao equilíbrio, vencendo e superando dificuldades.
ResistênciaCapacidade de uma comunidade de evitar o deslocamento depois de qualquer distúrbio.
ResoluçãoResolução é a capacidade de um sensor de distinguir duas linhas ou dois objectos muito próximos um do outro, em vez de identificá-los como um só objecto ou linha. Também é o menor objecto ou a línha mais estreita ou delgada que o sensor é capaz de detectar.
RespiraçãoUm processo metabólico que libera energia pela oxidação de moléculas. Função pela qual os organismos vivos absorvem oxigénio e expelem gás carbónico.
Retenção O processo de reter o fluxo das águas de um rio para formar uma represa com a ajuda de uma barragem ou uma outra barreira física.
Reúso de águaO reúso de água consiste no aproveitamento da água usada, como por exemplo a do banho e de lavabos, mediante um sistema de filtros, e que é canalizada para uso doméstico.
RiachoUma corrente de água de pequenas dimensões.
RioUm curso de água largo que serve como escoadouro para uma bacia fluvial. Curso de água natural, de extensão mais ou menos considerável, que se desloca de um nível mais elevado para outro mais baixo, aumentando progressivamente o seu volume até desaguar no mar, num lago ou noutro rio, e cujas características dependem do relevo, do regime de águas, etc.
Rio efémero Rio que somente tem água durante alguns dias após uma precipitação (chuva) ou em função de uma fonte intermitente.
Rio permanenteRio com escoamento contínuo durante todo o ano.
RuralDescreve o que está relacionado com o campo em oposição à cidade.