Glossário

D

DamaraUm dos mais numerosos grupos étnicos de Namíbia. Falam o Damara, um dialecto do Nama.
DécadaUm período de dez anos.
Défice de água / défice hídricoUma falta de água, seja natural ou causada pelo homem.
DegradaçãoProcesso que compromete o ambiente natural, reduzindo a diversidade biológica e a saúde geral do ambiente. Esgotamento ou inutilização de um recurso natural renovável devido à sua utilização desregrada, em ritmo maior do que o da sua reposição natural.
Degradação de zonas húmidas A degradação dos ecossistemas das terras húmidas, como resultado da actividade humana.
DeltaFormação geológica de um rio na desenbocadura para o mar ou para outra formação de água estagnada, causada por sedimentos aluviais.
Demanda de águaQuantidade de água necessária para diversos usos durante um determinado período de tempo, condicionada por factores económicos, sociais e outros.
DemocraciaForma de governo na qual a população de um país ou uma sociedade controla o governo através de representantes eleitos através de eleições livres e correctas.
Descarga (de resíduos)1. Volume de água numa secção transversal de um rio ou de um canal, por unidade de tempo. 2. Descarga de resíduos líquidos orgânicos (provenientes de matéria viva) ou inorgânicos (de origem não viva). A descarga, tratamento e eliminação desses resíduos exigem instalações adequadas de tratamento.
Descarga de água subterrâneaTotal das saídas de água de um aquífero num intervalo de tempo. Os locais onde ocorrem descargas de água para a superfície do terreno são as fontes ou nascentes. Uma descarga artificial de água subterrânea é operada através da instalação de obras de captação de água.
DescentralizadoO processo de deslocar a tomada de decisões públicas para mais perto do povo ou dos cidadãos. Inclui a descentralização administrativa ou de governação em sectores ou áreas, como p. ex. também nas ciências, na técnica, administração, economia etc.
DesenvolvimentoO processo de melhorar a qualidade da vida humana. Aspectos importantes do desenvolvimento são o aumento do nível de vida da população, a criação de condições favoráveis ao crescimento da auto-estima da população e o aumento da liberdade de escolha dos indivíduos.
Desenvolvimento de capacidadesO processo pelo qual povos, organizações e sociedades como um todo desencadeiam, fortalecem, criam, adaptam e mantêm as suas capacidades de uma forma durável (OECD, 2006).
Desenvolvimento HumanoUm complexo conceito de desenvolvimento, baseado na prioridade do bem-estar humano, voltado para assegurar e aumentar as possibilidades de livre escolha da pessoa que conduzam à igualdade de oportunidades de todos os indivíduos nas sociedades e levem todos à condição de participarem do processo do desenvolvimento e de beneficiarem-se dele.
Desenvolvimento SocialUm processo que resulta na transformação de estruturas sociais de forma a melhorar a capacidade da sociedade de satisfazer as suas aspirações.
Desenvolvimento sustentávelDefinido, pelo Relatório Brundtland, como "desenvolvimento que corresponde às necessidades presentes sem comprometer a capacidade de gerações futuras de corresponder às suas próprias necessidades".
DesertificaçãoO aumento e agravamento de condições ambientais que transformam um solo em deserto ou semelhante, através de degradação do solo, de terras áridas, semi-áridas ou subáridas, tornando o solo infértil.
Desflorestação A transformação de áreas arborizadas em áreas desflorestadas pelo corte das árvores. A remoção ou destruição da vegetação, especialmente das árvores, em uma área, causando geralmente danos e alteração drástica no ecossistema. O mesmo que desmatamento.
DesnitrificaçãoO processo pelo qual o azoto volta à atmosfera, reduzindo nitratos em nitrites, óxidos nítrios, óxidos nitrosos e eventualmente dinitrosos, através de microorganismos que utilizam nitratos em vez de oxigénio como forma de respiração e libertam azoto em estado gasoso.
Determinação das reservas hídricasDeterminação das reservas de água disponíveis actualmente e no futuro.
DetritívoroAnimais aquáticos que consomem pequenas partículas de material orgánico encontrado em cima ou dentro dos sedimentos acumulados na água, reciclando-as e retornando-as à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.
DetritívorosOrganismos que se alimentam de matéria orgánica morta, animal ou vegetal. Muitas vezes contribuindo para o saneamento do ecossistema em que vivem.
DetritoFragmentos e resíduos de matéria orgánica ou inorgánica morta. Pequenos segmentos desagregados de rochas que irão constituir os depósitos sedimentares.
Dia Mundial do Ambiente Celebrado todos os anos em 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o veículo principal pelo qual as Nações Unidas estimulam a consciência em relação ao meio ambiente, chamam a atenção e incentivam acções políticas a nível mundial.
DiabásioUma rocha escura, de orgem magmática.
DiarreiaEnfermidade infecciosa intestinal que leva a evacuações frequentes, aquosas e descontroladas.
Dias de precipitação
DiatomáceasOrganismos unicelulares fotossintéticos, importante grupo de protistas fitoplantónicas que reúne algas de formato rectangular; possuem uma carapaça ou parede silicosa chamada frústula, localizada abaixo da membrana plasmática.
Dióxido de CarbonoFórmula química: CO2. Sob temperaturas e pressão normais, o Dióxido de carbono tem a forma de gás e encontra-se nesse estado na atmosfera terrestre. O dióxido de carbono é absorvido pelas plantas na fotossíntese. É produzido na respiração pelas plantas e por todos os animais.
DiqueDique é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade manter determinadas porções de terra secas.
Direito costumeiroUm sistema de regras ou práticas tradicionais que se tornou uma parte intrínseca da conduta aceita e esperada em uma comunidade, numa profissão ou negócio e é tratada como uma exigência legal. Sistema fundado nos costumes.
Direitos de propriedade intelectualDireitos de propriedade legal sobre produtos do intelecto e da mente, como música, literatura, idéias e símbolos.
DisenteriaInfecção parasitária dos intestinos que pode ser fatal quando não tratada.
Disruptores endócrinosSubstâncias que agem como um hormónio no sistema endócrino e interrompem a função fisiológica dos hormónios.
DiurnoCorresponde a um ciclo de vinte e quatro horas, por exemplo por um período de um dia e uma noite.
Diversidade CulturalUm resultado de processos de adaptação cultural e formas de subsistência, criadas pela interação entre línguas, sistemas sociais, sistemas de conhecimentos tradicionais, tradições orais locais e interação com o meio-ambiente.
Diversidade de Ecossistemas
Diversidade de espécies Refere-se à variedade das espécies que existem ou que se supõe que existam dentro de uma região. A noção da diversidade de espécies pode referir-se tanto à quantidade de espécies que existem de facto (chamado de riqueza de espécies) ou a outros índices de diversidade responsáveis pelo relacionamento entre espécies (p. ex. abundância relativa).
Diversidade genéticaRefere-se à diversidade de genes e de conjuntos de genes das espécies.
Doença transmitida por vectores
DragagemA remoção de sedimentos e outros materiais do leito de um rio ou do fundo de água estagnada, por meio de uma máquina equipada de um mecanismo de escavadora ou draga de sucção. A dragagem é muitas vezes feita para garantir uma profundidade suficiente das águas para a navegação.
Dragagem do rioO processo de reestruturação do fluxo natural de um rio para a navegação ou para a proteção contra enchentes.
DrenagemA retirada de água de uma área por meios naturais ou artificiais.
Drenagem ácida de minasÁgua ácida que escorre da escória de minas e depósitos de minas ou fundições, contendo minerais sulfídricos. Diz-se também das águas subterrâneas bombeadas para a superfície das minas.
Drenagem em bacias fechadas
Dureza da águaÁgua com relativamente altos graus de minerais dissolvidos, especialmente sais de cálcio e de magnésio.
DWADepartamento de Água (Department of Water Affairs - DWA)