Glossário

H

Harmonização de políticas Um acordo sobre a maneira pela qual cada Estado membro utiliza os instrumentos específicos dos quais mantém o controlo.
Hepatite Hepatite é qualquer inflamação do fígado causado por uma infecção viral
Herbívoro Um animal que se alimenta de plantas vivas ou partes delas.
Hereró
Heterótrofo  Heterotrofismo ou heterotrofia, em Biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, e por isso alimenta-se a partir de outros compostos inorgánicos ou orgánicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (excepto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
HibernaçãoO período de repouso biológico e de redução metabólica extrema de que algumas espécies de animais se servem para conservar energia durante os meses de inverno.
HidrogeologiaO ramo da hidrologia que trata da água subterrânea nos seus aspectos geológicos.
Hidrograma  Representação gráfica de dados hidrológicos, indicando a variação no tempo, tais como medições de nível, vasão, velocidade, carga de sedimentos, etc. Os hidrogramas são usados na maioria dos casos para apresentar nível e vasão.
Hidrologia(1) Ciência que trata da ocorrência, circulação e distribuição, no tempo e no espaço, das diferentes formas de água existentes na superfície terrestre, das suas propriedades biológicas, químicas e físicas, da sua reação com o meio ambiente, inclusive da sua interacção com os seres vivos e o meio ambiente. (2) Ciência que trata dos processos de desgaste e da recuperação dos recursos hídricos das áreas terrestres do Globo e igualmente trata das várias fases do ciclo hidrológico.
HifaA hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio)
HifomicetesUm grupo da espécie dos fungos. Classe de fungos imperfeitos, encontrados em habitat aquático ou terrestre.
HimbaOs Himba são um grupo étnico de aproximadamente 20.000 a 50.000 pessoas que vivem no norte da Namíbia, na região de Kunene (antes Kaokoland). Eles são um povo nómade e pastoril, e pertencem ao grupo etno-linguístico Herero.
HipertrópicaUma concentração aguda de nutrientes.
Homo sapiensÉ a espécie moderna dos seres humanos, a espécie a que pertencem todos os seres humanos vivos. É uma expressão latina que corresponde a "homem sábio", referindo-se à capacidade intelectual maior do cérebro, comparada com a dos seus antepassados. A espécie é definida com base na sua anatomia, e o primeiro exemplar conhecido dessa espécie data de cerca de 150.000 anos atrás.
HorizonteO solo é dividido em camadas horizontais, chamados de horizontes
HotspotUm hotspot de biodiversidade é uma região biogeográfica que é simultaneamente uma reserva de biodiversidade, além de poder estar ameaçado de destruição
HumidadeUm termo geral usado para descrever ou designar o montante de vapor constatado na atmosfera.