Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Serviços dos Ecossistemas  

Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm da natureza (Scholes e Biggs 2004). Estes serviços foram classificados em quatro categorias pela Avaliação dos Ecossistemas do Milénio (Millennium Ecosystem Assessment 2004):

  • Serviços de abastecimento – produtos oriundos dos ecossistemas como água doce, alimentos e madeira;
  • Serviços de regulação – benefícios de regulação obtidos a partir de processos dos ecossistemas, tais como regulação de doenças, polinização, protecção contra inundações e purificação da água;
  • Serviços culturais – benefícios não-materiais conseguidos a partir dos ecossistemas, tais como a estética, os benefícios educacionais e espirituais; e
  • Serviços de apoio – serviços necessários para a produção de todos os outros serviços dos ecossistemas, tais como formação do solo, produção primária e ciclo de nutrientes.
A água é um serviço essencial dos ecossistemas.
Fonte: Stieglitz 2000
( clique para ampliar )

Estes serviços contribuem directa ou indirectamente para o bem-estar humano. No entanto, o uso excessivo dos recursos naturais e a poluição dos ecossistemas podem comprometer a saúde dos ecossistemas que fornecem a base para o bem-estar humano. Assim, é importante que as pessoas que vivem em ou nas proximidades dos ecossistemas da bacia hidrográfica do rio Kunene não ultrapassem a capacidade dos ecossistemas de resistir às pressões. Isto poderia levar ao colapso da função dos ecossistemas, destruindo fontes de alimento, eliminando os valiosos serviços que o rio proporciona e reduzindo a capacidade da população local para manter um meio de vida.

A tabela abaixo mostra como os ecossistemas contribuem para o bem-estar humano, utilizando o exemplo de processos ecológicos apoiados pelo regime de caudais.

Ligações entre os Serviços de Ecossistema, Processos Ecológicos Apoiados pelo Regime de Caudais e o Bem-estar Humano

Serviços de ecossistema

Bem-estar humano

Processos ecológicos apoiados pelo regime de caudais

Serviços de abastecimento 

O regime de caudais apoia a prestação de diferentes serviços de abastecimento, tal como água potável, instalações, materiais de construção e alimentos.

Material básico para uma boa qualidade de vida.

Fornecimento de peixe: o ciclo de vida de muitas espécies de peixe depende da variabilidade natural dos caudais fluviais, p. ex., as grandes inundações são importantes para a migração dos peixes bem como para a desova e a reprodução.

Plantas medicinais, frutos: os níveis de seca possibilitam a recuperação de certas plantas de solos aluviais. As grandes inundações espalham frutos e sementes de plantas ribeirinhas.

Abastecimento de água: as grandes inundações recarregam os lençóis freáticos das planícies.

Serviços de regulação

O regime de caudais ecológicos ajuda a controlar a poluição, as pestilências e as inundações.

Segurança, saúde.

Controlo de inundações: a vegetação ribeirinha estabiliza as margens do rio. Caudais que mantêm os níveis de humidade do solo nas margens e depositam nas margens nutrientes e sementes, mantendo a vegetação ribeirinha.

Controlo da poluição: os caudais de alta turbulência restabelecem as condições normais da qualidade de água após períodos prolongados de caudais baixos, afastando resíduos de produtos e poluentes.

Controlo de pestilências: um rio com caudais ecológicos é mais resistente à invasão de espécies exóticas. Rios represados, desviados ou modificados que criam águas permanentemente paradas e regimes caudais mais constantes criam um ambiente favorável para espécies exóticas.

Serviços Culturais

Serviços culturais, recreativos e estéticos.

Boas relações sociais.

Caudais suficientes para maximizar valores estéticos e contribuir para os serviços culturais são uma componente importante do regime de caudais ecológicos.

Serviços de apoio

Biodiversidade, ciclo de nutrientes e sedimentos.

Material básico para uma boa qualidade de vida, segurança, saúde, boas relações sociais.

As grandes inundações podem manter o equilíbrio das espécies em comunidades aquáticas e ribeirinhas, bem como a diversidade de tipos de florestas em solos aluviais, através da inundação prolongada (espécies diferentes de plantas têm tolerâncias diferentes).

Adaptado de: Forslund et al. 2009

O capítulo que se segue descreve a contribuição dos bens e serviços dos ecossistemas para os meios de vida da população rural nos Estados ribeirinhos, incluindo as populações da bacia.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Kunene, incluindo os acordos e infra-estruturas de água


Cenas de vídeo sobre os San na Província de Kunene e o seu acesso limitado à água