Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Meios de Vida  

O termo meios de vida representa a relação fundamental entre a população na bacia hidrográfica do rio Kunene e os seus recursos biofísicos.Os meios de vida constam de actividades primárias às quais a população da bacia hidrográfica se dedica, de modo a obter rendimentos, alimentos, água, abrigo, vestuário e outros materiais necessários para satisfazer e manter o bem-estar das suas famílias e de outros membros dos seus grupos sociais.

Um meio de vida implica qualquer escolha para ganhar a vida, incluindo capacidades, bens materiais e sociais, assim como actividades desenvolvidas de forma independente ou como parte de um esforço conjunto.Os meios de vida estão geralmente relacionados com recursos como a terra, florestas, recursos agrícolas, gado, etc. Quanto aos meios de vida específicos, estes estão muitas vezes integrados em tradições culturais específicas e baseiam-se em competências especializadas, tecnologias e conhecimentos que são transmitidos de geração em geração.

O cultivo e a transformação de milho asseguram muitos meios de vida na bacia do Kunene.
Fonte: Tump 2006
( clique para ampliar )

Meios de Vida Sustentáveis

Face às décadas de tentativas no sentido de promover o desenvolvimento, os países em desenvolvimento estão a voltar-se para um novo modelo, a fim de reduzir e aliviar a pobreza sem comprometer os recursos naturais do país. Estes novos métodos são colectivamente denominados como meios de vida sustentáveis. Um meio de vida é sustentável quando pode enfrentar e recuperar de tensões e choques, mantendo ou melhorando as suas capacidades e recursos sem debilitar a base de recursos naturais.

A vulnerabilidade desempenha um papel significante nos meios de vida sustentáveis. Se um meio de vida de determinados indivíduos ou comunidades é susceptível aos efeitos adversos das alterações ambientais (tais como inundações, incêndios ou diminuição dos níveis das águas subterrâneas), pode ser considerado vulnerável e, portanto, menos sustentável (UNEP 2005).

O diagrama abaixo apresenta um quadro conceptual, geralmente utilizado para implementar uma abordagem dos meios de vida sustentáveis, desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional no Reino Unido (DFID 1999).

Para maiores informações sobre os meios de vida sustentáveis na bacia, ver:

Um quadro conceptual para a abordagem aos meios de vida sustentáveis.
Fonte: DFID 1999
( clique para ampliar )

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Kunene, incluindo os acordos e infra-estruturas de água


Cenas de vídeo sobre os San na Província de Kunene e o seu acesso limitado à água