Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Agricultura de Sequeiro e de Inundação  

A importância da agricultura de sequeiro para os meios de vida rurais na bacia do Kunene é mais elevada próximo da nascente do rio Kunene na extremidade norte, decrescendo gradualmente em direcção a jusante. As planícies de inundação na secção intermédia da bacia (designadas por iishana na Namíbia e por chanas em Angola) proporcionam condições favoráveis para a produção agrícola.

Agricultores de subsistência trabalhando os seus lotes.
Fonte: Tump 2004
( clique para ampliar )

O clima sub-húmido das terras altas e os solos férteis no extremo norte da bacia do rio Kunene proporcionam excelentes condições para uma agricultura de sequeiro, relativamente produtiva, que constitui aqui a base fundamental dos meios de vida rurais. Mais a jusante, a diminuição progressiva da precipitação, as temperaturas mais elevadas e a menor fertilidade dos solos limitam de forma crescente a produção agrícola e reduzem a sua contribuição para os meios de vida rurais. Na secção intermédia e inferior da bacia, a agricultura de sequeiro é possível apenas em localidades específicas (ao longo de rios e em redor de nascentes), complementando os sistemas pastoris transumantes baseados na criação de gado (consultar a secção sobre Pecuária) para assegurar uma dieta mais diversificada e melhorar a segurança alimentar.

Durante a estação húmida, as grandes chuvas na secção superior da bacia dão origem a inundações sazonais em zonas do Médio Kunene. À medida que o terreno íngreme do Alto Kunene dá lugar aos terrenos mais planos da secção intermédia da bacia, as águas sazonais do rio Kunene e dos seus numerosos afluentes, começam a criar meandros e dividir-se em sistemas de canais que colectivamente formam as planícies de inundação. Estas planícies de inundação sazonais (chanas) resultantes das cheias prestam-se a uma agricultura sazonal, utilizando sistemas de irrigação de retrocesso e técnicas de conservação da água.

Para obter informações sobre as principais culturas produzidas no rio Kunene em condições de sequeiro, consulte a secção Agricultura.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Kunene, incluindo os acordos e infra-estruturas de água


Cenas de vídeo sobre os San na Província de Kunene e o seu acesso limitado à água