Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Princípios do Clima e Tempo
 Ciclo Hidrológico
 Variabilidade Climática
 Classificação Climática
 Escassez de Água
 Seca
 O Clima na Bacia
 Mudanças Climáticas
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Princípios do Clima e do Tempo  

Os conceitos de tempo, clima e meteorologia são desenvolvidos nas seguintes secções:

Tempo é um termo frequentemente usado para descrever o estado da atmosfera e também em termos de escala: Micrometeorologia é a ciência de processos pormenorizados que acontecem em pequena escala, incluindo os que ocorrem debaixo da copa das árvores; Mesoescala inclui o tamanho do sistema climático normal, tal como tempestades (aproximadamente 10 km transversalmente); Escala Sinóptica inclui sistemas muito maiores tais como tempestades tropicais e depressões e finalmente a Escala Planetária que trata de vastas ondas atmosféricas e os sistemas que controlam o clima global (Barry and Chorley 1992).

Solo seco.
Fonte: Reed 2006
( clique para ampliar )

O Clima é o padrão global das condições do tempo em um lugar ou região, incluindo tanto mudanças sazonais previsíveis em cada ano e condições extremas do tempo, assim como eventos durante um longo período de tempo. As descrições e classificações do clima para uma área devem, por conseguinte, basear-se em eventos a longo prazo e estatísticas (valores médios, variações, probabilidades de valores extremos, etc.) (UNESCO 2009). O clima e tempo de uma região são uma função da altitude, topografia e morfologia, bem como a quantidade e movimento de calor e humidade na atmosfera (Hatfield 2008).

A meteorologia é o estudo científico interdisciplinar da atmosfera com ênfase nos processos da previsão dos padrões observáveis dos eventos do tempo. Estes eventos são influenciados por inúmeras variáveis, incluindo a temperatura, pressão do ar e vapor de água e do modo como estas interacções variam no tempo e no espaço. Os processos meteorológicos afectam a formação e ocorrência das chuvas, formação de nuvens e evapotranspiração, onde todos desempenham papéis significantes no ciclo hidrológico.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular