Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
 Princípios do Clima e Tempo
 Ciclo Hidrológico
Variabilidade Climática
 Classificação Climática
 Escassez de Água
 Seca
 O Clima na Bacia
 Mudanças Climáticas
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Variabilidade Climática  

Variabilidade Climática refere-se ao desvio de estatísticas climáticas durante um dado período de tempo (por exemplo, um mês específico, uma estação de ano) a longo prazo, em relação ao calendário do clima correspondente ao mesmo período. Deste modo, descreve como o clima, durante um período de tempo comparativamente curto, varia de médias climáticas a longo prazo, com consequências directas na gestão de recursos hídricos. Por exemplo, um resultado directo pode ser a mudança na disponibilidade de recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Fenómenos especiais, tais como o El Niño ou o Fenómeno El Nino Oscilação Sul ou uma actividade vulcânica, podem causar a variação do clima.

Uma variável crítica para avaliar as tendências de precipitação e evaporação é o Coeficiente de Variação (CV) que pode ser aplicada aos dados meteorológicos mensais.

Coeficiente de variação para o índice de humidade do clima num nível de rede global de 0.5 X 0.5.
Fonte: GWSP Atlas Digital da Água (2008). Mapa 65: Coeficiente da Variação para o Índice de Humidade no Clima (V1.0). Disponível online em http://atlas.gwsp.org
( clique para ampliar )

O CV é uma medida estatística da variação sazonal potencial e das flutuações interanuais na disponibilidade de água para as regiões. O aumento da variabilidade da água indica maiores flutuações de água de ano para ano, um índice de CV mais alto significa, portanto, menos previsibilidade do clima.

O CV é visto como uma avaliação mais precisa da disponibilidade da água do que a média anual da precipitação/evapotranspiração, como demonstra a variabilidade natural de ano para ano. Altos níveis de CV indicam um grande nível de precipitação de ano para ano numa determinada área específica (Schulze 2006). A variabilidade da precipitação e da evapotranspiração, ambas no tempo e espaço numa dada região, influenciam directamente a disponibilidade e variabilidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

Para uma série de valores do CV encontrados na bacia fluvial do rio Kunene, ver Variabilidade Climática na Bacia.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular