Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
 Ecologia
 Ecologia Aquática
 Zonas Húmidas
 Biodiversidade
Biodiversidade na Bacia
 Espécies Endémicas
 Ecoregiões e Hotspots
 Recursos da Biodiversidade
 Impactos Humanos
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Biodiversidade na Bacia  

As áreas principais de biodiversidade localizam-se dentro das zonas húmidas e áreas protegidas. Estas são descritas com maior pormenor nas secções relevantes sobre as Zonas Húmidas e Áreas Protegidas. A bacia salina de Etosha e a foz do rio Kunene formam áreas de alto índice de biodiversidade, os chamados Hotspots de Biodiversidade. O deserto de Kaokoveld é uma área muito interessante de biodiversidade e endemismo.

A biologia do Kaokoveld é extremamente diversa.
Fonte: © Ostby 2007 www.pgoimages.com
( clique para ampliar )

A informação sobre a biodiversidade na Namíbia está descentralizada em várias fontes. Um resumo de algumas informações “online” é fornecido pelo Ministério do Turismo e Ambiente no portal: http://www.met.gov.na/.

Número Total das Espécies

Táxon

Número total das espécies em Angola

Número total das espécies na Namíbia

Mamíferos

298

192

Plantas

desconhecido

4 334

Répteis

desconhecido

256

Anfíbios

desconhecido

70

Peixe

desconhecido

114

Aracnídeos

desconhecido

5 650

Aves

988

644

Insectos

desconhecido

35 000

Adaptado de Namibia Nature Foundation 2009

A tabela acima mostra o número de espécies em toda Namíbia. É provável que o número de espécies dentro da bacia do Kunene, do lado da Namíbia, seja mais baixo. Não se encontra disponível uma lista completa com o número de espécies em Angola.

Mamíferos

O número de mamíferos de grande porte em Angola reduziu-se drasticamente, como resultado de anos de conflito, caça descontrolada e períodos secos. Espécies que eram anteriormente proeminentes tais como elefantes, rinoceronte negro, zebra, impala de face negra, leões e cães selvagens foram dizimados ou são considerados extintos ao nível local.

Outros mamíferos tais como órix (oryx gazella), cabra-de-leque (antidorcas marsupialis), chacal-de-dorso-negro, ou hiena-castanha, podem ainda ser encontrados, especialmente em áreas mais isoladas como a foz do rio Kunene (Anderson em 2001). Mamíferos marinhos como o lobo-marinho, golfinho-de-heaviside, baleia-assassina (orca) e baleia-piloto-de-aleta-longa, também habitam ao longo da costa nas proximidades da foz do rio Kunene.

Leoa e suas crias.
Fonte: Khayat 2008
( clique para ampliar )
Grou-do-paraíso.
Fonte: Khayat 2008
( clique para ampliar )

Aves

Foram registadas no curso inferior do rio Kunene 379 espécies de aves das quais 62 espécies estão registadas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) (Burmeister & Partners). A Birdlife International afirma que Angola é uma das regiões ornitológicas menos conhecidas do mundo. Suspeita-se que haja uma riqueza em termos de avifauna em algumas áreas, por exemplo no Parque Nacional da Mupa no Médio Kunene. A Avibase, uma base de dados online sobre aves, estima a existência de 988 espécies de aves das quais 14 são endémicas e 20 são globalmente ameaçadas, incluindo o grou-do-paraíso e o grou carunculado gravemente ameaçado de extinção (D. Lepage 2010).

Peixe

Os estudos sobre o peixe do período entre 1994 a 2004 (Hay 2008) identificam 50 espécies de peixe no curso inferior do rio Kunene. Outros estudos mencionam 68 espécies (Burmeister & Partners 1998) e 77 espécies (Okeyo, 2000).

Répteis

As seguintes espécies podem ser encontradas na foz do rio Kunene: crocodilo do Nilo, tartaruga-verde, tartaruga-de-carapaça-mole do Nilo, lagarto “western rock skink”, víbora cornuda (“horned adder"), lagarto reticulado do deserto, osga diurna do Namibe (“Kaokoveld Namib day gecko”) (Anderson et al. 2001).

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular