Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Ecologia
 Ecossistemas
 Fauna e Flora
 Ecologia Aquática
 Zonas Húmidas
 Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Ecologia  

A palavra grega “oikos” refere-se a lar ou lugar de habitação, “logia” significa “estudo de”. Ernst Haeckel foi o primeiro a associar as duas palavras em 1873 para criar a palavra “Ökologie”. Em Inglês é ecology e é o estudo do espaço onde os organismos vivem e de como estes interagem com o seu meio ambiente.

Em termos científicos, pode ser definido como: um ramo da Biologia que trata da distribuição, abundância e interacções de organismos vivos, ao nível de comunidades, populações e ecossistemas, bem como a uma escala global.

Ecossistemas aquáticos são moradas de uma miríade de organismos.
Fonte: Khayat 2008
( clique para ampliar )

A distribuição espacial e a abundância de um organismo são largamente determinadas por factores abióticos e físico-químicos do seu ambiente. Factores abióticos são: factores geológicos, tais como natureza química do leito rochoso; factores climáticos, tais como temperatura e luz solar; factores hidrológicos, tais como fluxo do curso de água; ou a disponibilidade de nutrientes e níveis de poluição no meio ambiente. Por todo o período da evolução, os organismos adaptaram-se para povoar determinados nichos ambientais e para funcionar da melhor forma sob um conjunto de condições abióticas específicas. Este processo evolutivo de adaptação é igualmente aplicável às interacções bióticas (Putman e Wratten 1984). As espécies evoluíram para sobreviverem da melhor forma nos seus nichos e estão adaptadas para obter nutrientes, reproduzirem-se e defenderem-se dos predadores.

A Ecologia é um estudo complexo, mesmo a uma pequena escala, e por esta razão o trabalho de consciencialização sobre o rio Kunene centrar-se-á principalmente em um tipo de ecossistema – o ecossistema aquático e os organismos encontrados dentro do sistema.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular