Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
 Princípios da Hidrologia
 Hidrologia da África Austral
 Hidrologia da Bacia
 Água Superficial na Bacia
 Água Subterrânea
Interacções ASF/AST
 Cheias
 Balanço Hídrico
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Interacções entre Água Superficial e Água Subterrânea na Bacia  

A gestão dos recursos hídricos tem sido tradicionalmente centrada na água de superfície e na água subterrânea como se estas fossem duas entidades separadas, mas quase todas as características da água superficial (rios, lagos, reservatórios, zonas húmidas e estuários) interagem com a água subterrânea. A retirada da água ou a poluição de um destes recursos hídricos pode claramente afectar a outra. Deste modo, uma gestão efectiva dos recursos hídricos requer uma compreensão clara das ligações entre a água subterrânea e superficial (Colvin et al. 2007).

No Médio Kunene, por exemplo, a água subterrânea pode brotar na superfície terrestre ou então a água superficial pode infiltrar-se na terra. No Baixo Kunene, os cursos de água sazonais (efémeros) também funcionam como aquíferos subterrâneos, sendo deste modo elementos importantes na paisagem mesmo quando não disponham de água. Estes rios efémeros são sistemas “influentes”, o que significa que os lençóis freáticos são alimentados pelo rio, ao invés do lençol freático alto que age como fonte do rio, tal como no caso dos rios “efluentes” (ver aqui para maior explicação sobre este fenómeno).

Furo artesiano.
Fonte: GTZ 2008
( clique para ampliar )

Ecossistemas Dependentes de Aquíferos

Os ecossistemas dependentes de aquíferos ocorrem em áreas onde a água subterrânea influencia os padrões e processos ecológicos. Estes são ecossistemas que requerem água subterrânea dos aquíferos para sustentar parte do seu ciclo de vida e para manter um habitat ou a qualidade da água que contrasta com os ecossistemas circundantes (Colvin et al. 2007).

A natureza da interacção entre a água subterrânea e o ecossistema ainda não foi estabelecida com segurança e o nível de dependência das zonas húmidas tais como das planícies de inundação e bacias salinas no Baixo Kunene e outros ecossistemas, não é conhecido (SADC 2010).

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular