Um lago é um corpo de água estagnada, definido pela geografia de uma área. O fluxo de água pode ser reduzido por baixo relevo ou através do estreitamento do canal, em ambos os casos permitindo a acumulação da água (Pidwirny 2006).
Um reservatório é um corpo de água que se acumula atrás de uma barragem ou açude. Estas barreiras ao fluxo de água erigidas pelo homem são normalmente construídas para recolher e fornecer água para uso doméstico, industrial ou para a agricultura. A libertação controlada de água pode também ser utilizada para a produção de electricidade. Barragens variam em dimensão, desde pequenas barragens desenhadas para reter pequenas quantidades de água para irrigação e pecuária em quintas, a enormes barragens de retenção, construídas por autoridades nacionais para a água.
A quantidade de tempo que a água fica num reservatório ou lago é conhecido como tempo de residência. O tempo requerido para mudar toda a água de um lago ou reservatório é conhecido como índice de substituição. O tempo de residência e o índice de substituição podem variar de anos, em grandes lagos naturais, a semanas em grandes reservatórios e dias em barragens a fio de água.

O reservatório atrás da barragem do Gove no curso superior do Kunene.
Fonte: Kellner 2010
( clique para ampliar )