Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
 Princípios
 Impactos Antrópicos sobre a Qualidade da Água
 Água Subterrânea
 Efluentes Agrícolas e Eutrofização
 Indústria e Mineração
 Salinidade
 Dureza da Água
 Organismos Microbiológicos e Patogénios
Metais Pesados
 Poluentes Orgânicos Persistentes
 Temperatura da Água
 Radionuclídeos
 Gestão de Resíduos
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Metais Pesados  

A contaminação através de metais pode tornar a água tóxica tanto para as biotas aquáticas como para os humanos. A toxicidade depende do tipo de metal, das interacções químicas do metal com outros metais e da presença de compostos orgânicos, os quais podem aumentar a disponibilidade e proliferaçãodos metais tóxicos. Outros factores que influenciam o nível da toxicidade num determinado ambiente incluem: a taxa do fluxo e volume da água, a composição física de sedimentos, a temperatura da água, o teor de pH e a salinidade (Davies and Day 1998).

Efluentes de minas de metais devem ser contidos em corpos de água hidro-geológicamente isolados.
Fonte: Vogel 2005
( clique para ampliar )

Os metais pesados incluem o cádmio, cobre, níquel, zinco, crómio, arsénico, mercúrio, chumbo, etc. Estes metais são persistentes no ambiente e podem ser bio-acumulados por organismos aquáticos. As principais fontes potenciais de poluição por metais no rio Kunene são indústrias e minas, através de descargas directas de efluentes, da infiltração difusa, e do escoamento pluvial em áreas poluídas e lixeiras. Devido à falta de análises químicas relacionadas com a qualidade de água dentro da bacia do rio Kunene, podem ser feitas apenas suposições com base em desenvolvimentos recentes no sector da indústria e mineração.

Embora o potencial actual de poluição através de metais pesados seja baixo, é muito provável que a indústria em rápida expansão bem como o sector de mineração levem a um aumento futuro da poluição da água. A contaminação através de metais pesados pode provir igualmente do escoamento pluvial nas ruas urbanas, áreas de parqueamento e outras superfícies impenetráveis, acabando directamente no rio. De igual modo, os metais tóxicos estão associados com alguns tipos de pesticidas (Heath and Claasen 1999).

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular