Os usos mais importantes da água por parte do homem são para beber, para cozer alimentos e para a limpeza. Para satisfazer estas necessidades, a qualidade da água disponível não deve constituir nenhum risco para a saúde humana. A qualidade da água também afecta as condições dos ecossistemas, dos quais todos os organismos vivos dependem (UNESCO 2005).
Para além do uso da água para beber, cozer e para a higiene, as pessoas utilizam os corpos de água para depositar desperdício doméstico, industrial e agrícola. Estas actividades degradam a qualidade da água e podem causar graves impactos ambientais, muito difíceis de mitigar mesmo com tratamento.
Manter a qualidade da água é essencial para as comunidades, em toda a extensão da bacia hidrográfica do Kunene e necessário para que sejam alcançados os Objectivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A protecção da qualidade da água no sistema fluvial contribui directa ou indirectamente para a satisfação dos quatro seguintes objectivos:
-
Erradicar a pobreza extrema e a fome: reduzir para a metade, entre 1990 e 2015, a proporção de pessoas que sofrem de fome.
-
Reduzir a mortalidade infantil: reduzir para dois terços, entre 1990 e 2015, o índice de mortalidade abaixo dos cinco anos.
-
Combater a doença, incluindo o VIH/AIDS, o paludismo e as doenças de origem hídrica.
-
Assegurar a sustentabilidade ambiental: reduzir para a metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico.
Os três factores básicos que afectam a qualidade da água doce na bacia são os seguintes:
-
Condições geográficas e climáticas, que vão desde uma baixa precipitação, elevada taxa de evaporação e baixa disponibilidade de escoamento superficial no curso inferior do Kunene, até ao clima temperado tropical da região montanhosa do curso superior.
-
Desenvolvimento, incluindo o crescimento da população urbana, demanda de actividades económicas que levam ao aumento da procura de água e à poluição.
-
Políticas sobre recursos hídricos e estratégias de gestão têm um impacto directo na qualidade da água.
Fonte: Bucas 2006; Walmsley et al. 1999
A monitorização e análise da qualidade da água representam um empreendimento múltiplo e complexo que será melhor compreendido se as características da qualidade da água forem divididas em quatro grupos:
As características acima são descritas com mais detalhe nas secções seguintes.