Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
 Princípios
 Características Físicas da Água
 Qualidade Química
 Nutrientes e Eutrofização
 Nitratos na Água Subterrânea
Metais
 Qualidade Biológica
 Características Qualitativas da Água
 Impactos Antrópicos sobre a Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Metais  

Um certo número de metais, tais como o Manganês (Mn), Zinco (Zn), e Cobre (Cu), são essenciais para os processos bioquímicos que sustentam a vida (Hatfield 2008). Contudo, estes mesmos metais, bem como uma variedade de outros, podem ser tóxicos para os organismos aquáticos em determinadas concentrações. A exposição repetida a estes metais, mesmo a concentrações baixas (não severamente tóxicas), pode eventualmente resultar em efeitos tóxicos. Os metais podem também ser tóxicos para os humanos se forem ingeridos directamente com a água ou se acumulados nos organismos que estejam no topo da cadeia alimentar e que sejam consumidos pelos humanos (Järup 2003).

Os metais dissolvidos são geralmente mais biodisponíveis e tóxicos do que as ligas complexas de metais com outras moléculas ou os absorvidos por partículas dos sedimentos. A toxicidade e a biodisponibilidade de muitos metais dependem do seu estado de oxidação e da forma em que estes ocorrem. Estas características dos metais – estado de oxidação, forma, solubilidade e toxicidade – são influenciados pelas características químicas da água, tal como o pH, níveis de oxigénio dissolvido e dureza (concentrações de CaCO3).

Carbonato de cálcio.
Fonte: Wolf 2007
( clique para ampliar )

Fontes de Metais

Os metais ocorrem naturalmente nos ecossistemas aquáticos devido á desagregação de rochas e solos. A erosão e a sedimentação podem introduzir metais no ecossistema aquático, embora o destino dos metais introduzidos com os sedimentos dependa das características químicas da água. Outras fontes de metais incluem estações de tratamento de águas residuais, indústrias e operações de mineração e esgotos ou solos contaminados por actividades industriais anteriores. Os metais podem ser introduzidos na atmosfera através de queimadas e fundição ou por depósito na superfície das águas. O mercúrio é particularmente susceptível á bio-acumulação como metilmercúrio e em grandes concentrações representa um risco para a saúde humana. Uma via comum para a acumulação do mercúrio é o consumo de peixe que tenha sido exposto a grandes níveis deste metal (Hatfield 2008).

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular